04/04/2008
Este mês, o Plantão Saúde continua falando sobre o programa de metas lançado pelo Ministério da Saúde, no final de 2007, para fortalecer o SUS – Sistema Único de Saúde e melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, o chamado PAC da Saúde. Na pauta de abril, tabagismo, planejamento familiar, alcoolismo e vasectomia.
Estimativas oficiais mostram que cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos por causa do cigarro. E 11% da população brasileira é atingida pelo alcoolismo. Os casos são tão sérios que o governo brasileiro reconhece as dependências do álcool e do tabagismo como problemas de saúde pública.
Para falar sobre esses assuntos, convidamos Ricardo Meireles, do Departamento de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Francisco Cordeiro, da Área de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde. Ambos recomendam a procura de um centro de saúde próximo para quem precisar de orientação ou acompanhamento de um profissional especializado.
O Ministério da Saúde lançou no mês passado uma grande campanha de esclarecimento da população sobre planejamento familiar. Pela primeira vez o homem foi chamado a colaborar ativamente na discussão da saúde reprodutiva – papel que, durante anos, foi colocado só nas costas da mulher.
Segundo o diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério, Adson França, já foram entregues a todos os estados e municípios 11 milhões de cartelas de pílulas anticoncepcionais, além da compra recorde de 1 bilhão de preservativos masculinos. O SUS oferece todos os métodos contraceptivos de graça, inclusive a cirurgia de vasectomia para quem optar por ela. O canal é procurar os postos de saúde. Para saber mais sobre os temas deste, acesse os programas.
|