17/03/2008
O resultado da seleção que aconteceu no último sábado para o Projeto Repórter do Futuro, módulo “Descobrir São Paulo – Descobrir-se repórter”, deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (21). A partir de agora, os questionários preenchidos pelos 72 estudantes de jornalismo que compareceram ao Espaço Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas, vão para as mãos dos coordenadores pedagógicos do curso para análise.
As avaliações, identificadas apenas pelo número da lista de presença, passarão pela leitura atenta dos coordenadores que vão eleger – cada um – 20 candidatos até às 12h de quinta-feira (20). Nesta data devem enviar para a sede da OBORÉ o resultado das seleções. Do cruzamento das escolhas dos coordenadores surgirão os nomes dos 20 alunos que farão o curso nos próximos dois meses. Os estudantes selecionados receberão por e-mail uma mensagem de confirmação. Este comunicado deve ser respondido, ratificando o interesse do aluno em participar do curso até às 13h do dia 25 de março (terça-feira).
Fazem parte da coordenação pedagógica: Branca Rosa, Ciro Pedroza, Marcelo Soares, Pedro Ortiz e Rodrigo Savazoni.
Perfil dos candidatos
Das 189 inscrições feitas pela internet, apenas 38% foram confirmadas com a presença dos estudantes no Encontro de Confraternização e Seleção. “Esse já era um número esperado. Muitos estudantes desistem no meio do caminho, mas os interessados mesmo estavam presentes e já se destacam por isso”, avalia o diretor da OBORÉ e idealizador do curso, Sérgio Gomes.
Dos 72 jovens que compareceram 61% estudam nas cinco escolas de comunicação mais tradicionais de São Paulo – ECA/USP; Cásper Líbero; Universidade Metodista; Universidade Mackenzie; e PUC – os outros 39% se dividem entre estudantes de outras 13 instituições de ensino superior do estado de São Paulo e Minas Gerais.
Esta é também uma das turmas mais jovens dos últimos anos. A procura por alunos dos dois primeiros anos da graduação superou a dos mais adiantados. 55% deles têm pouco mais de um ano de estudo, enquanto os outros 45% representam aqueles que freqüentam os últimos anos da graduação. |