Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Mergulho na cidade

  15/03/2008

Tornar-se repórter de verdade. Esse foi o motivo que levou 72 estudantes de jornalismo ao Espaço Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na manhã do sábado, dia 15. Lá, eles participaram do Encontro de Confraternização e Seleção para o módulo Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, do projeto Repórter do Futuro. O evento, além de selecionar os alunos que durante os próximos dois meses vão se dedicar a desvendar e debater os grandes temas da cidade, dá também início às comemorações dos 30 anos da OBORÉ – instituição idealizadora do curso.

Para Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, este módulo do projeto Repórter do Futuro procura responder ao desafio que São Paulo, maior cidade do Brasil e segunda maior da América Latina, tem de formar repórteres capazes de cobrir com profundidade e diversidade a capital paulista. “É uma deficiência dos cursos. Hoje, os jornalistas que se formam não conhecem a cidade e, por isso, sua cobertura é tão deficiente. Pensando nisso, nossa proposta é trazer para vocês discussões de grandes temas e o encontro com as diferentes realidades presentes aqui.”

Outro desafio para este ano é trazer à tona debates sobre temas essenciais para a cidade, como transporte, saúde, educação, poluição, urbanismo, violência e cultura. A idéia é que munidos de informações sobre esses temas, os alunos possam, no período eleitoral, levantar questionamentos importantes que os jornalistas devem apresentar à sociedade. “Existe um trabalho forte de reportagem que dá para ser feito nessa cidade cheia de contrastes. E como é um ano eleitoral, nós podemos, e é nosso objetivo, cobrir isso com um outro olhar. Não apenas pelo discurso dos candidatos, mas pelas várias realidades desses eleitores”, enfatizou o jornalista e um dos coordenadores pedagógicos do curso Marcelo Soares.

Este ano, os alunos que participarão do projeto terão ainda mais um parceiro no descobrimento dos temas paulistanos: o Movimento Nossa São Paulo, instituição que promove iniciativas para recuperar valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa. Para Mauricio Broinizi, um dos dirigentes da instituição, o tema deste módulo do projeto tem uma sinergia forte com o trabalho da entidade. “Essa perspectiva do repórter da cidade é importante. Esse trabalho pode ser auxiliado pelo Observatório Cidadão, que é um conjunto de 130 indicadores sobre a cidade e cada uma de suas subprefeituras. Ele pode auxiliar o repórter a descobrir fatos que acontecem na cidade, pois é impossível entender São Paulo por suas médias. São várias as realidades aqui presentes e muitas vezes elas não são retratadas por falta de conhecimento, porque o repórter não conhece a realidade deste ou daquele lugar. Se vocês caminharem por essa cidade terão pautas durante anos e anos, mas para isso é preciso sair e ver o que acontece.”

O projeto Repórter do Futuro nasceu em 1994 para sensibilizar estudantes de comunicação para as grandes questões sociais, econômicas e culturais. A realização do curso – a mais antiga atividade desenvolvida pela OBORÉ – adota uma metodologia específica, desenvolvida pela Coordenação Pedagógica, que consiste em palestras, seguidas por entrevistas coletivas, quando os alunos podem exercitar situações reais de apuração.

Do encontro participaram ainda o professor da ECA/USP, Manuel Carlos Chaparro e o Secretário-Adjunto de Imprensa da Presidência da República, Nelson Breve Dias. A íntegra de suas falas estarão em nosso site nos próximos dias.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online