Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Centrais se mobilizam para encontro de 31 de março

  07/03/2008

Representantes das seis Centrais Sindicais, abaixo relacionadas, e o coordenador da área de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Dr. Koshiro Otani, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (7), no Espaço Aloysio Biondi, da OBORÉ. Na pauta, a definição da participação dos trabalhadores nos encontros do próximo dia 31 de março, em São Paulo, quando se dará a abertura do XIV Encontro Estadual RENAST/SP; 3º Encontro Paulista de Avaliação e Planejamento da Comunicação a Serviço da Saúde do trabalhador; 2º Encontro da Rede de Comunicadores pela Saúde; e da 1ª Feira de Amostras de Comunicação em Saúde do Trabalhador.

Na reunião ficou acordado que as Centrais terão direito a 90 vagas e outras 30 ficarão para radialistas da Rede de Comunicadores pela Saúde. Esses nomes devem ser indicados até a próxima quinta-feira (13), às 18 horas. Ainda como definição do encontro, as Centrais aprovaram o encaminhamento de um convite formal ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para comparecimento no dia 31 de março na abertura dos eventos e conceder a primeira entrevista exclusiva à imprensa dos sindicalistas.

Esta articulação faz parte de um processo inédito entre as Centrais e o governo do estado para enfrentar a tragédia continuada das doenças, mutilações e mortes nos ambientes de trabalho do Estado de São Paulo. Por ano, estima-se que cinco mil pessoas morram só no estado de São Paulo por acidentes no trabalho. “São 200 mortos a cada 15 dias, o equivalente a um Boeing da TAM”, enfatiza Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ.

“Não podemos deixar essa situação passar em branco. Precisamos mostrar à imprensa que essas pessoas estão morrendo. Para que consigamos isso, precisamos da ação das Centrais Sindicais. Só assim vamos conseguir dar a visibilidade que o assunto merece”, disse Otani durante a reunião.

“Temos um conjunto de comunicadores muito grande na imprensa sindical. Temos que articulá-los para informar essa realidade”, acrescenta Marcos Afonso Oliveira, da União Geral dos Trabalhadores (UGT). 

O próximo encontro foi marcado para sexta-feira (14), às 17 horas, na OBORÉ, para finalizar a programação dos eventos e definir a inserção dos meios de comunicação sindicais na cobertura do dia 31 março.

Estiveram presentes na reunião:

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Central Geral dos Trabalhadores do Brasil
CUT Nacional
Força Sindical
Nova Central
União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Agência Sindical/ TV Aberta SP
OBORÉ
Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Sindicato dos Metroviários de São Paulo

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online