07/03/2008
Representantes das seis Centrais Sindicais, abaixo relacionadas, e o coordenador da área de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Dr. Koshiro Otani, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (7), no Espaço Aloysio Biondi, da OBORÉ. Na pauta, a definição da participação dos trabalhadores nos encontros do próximo dia 31 de março, em São Paulo, quando se dará a abertura do XIV Encontro Estadual RENAST/SP; 3º Encontro Paulista de Avaliação e Planejamento da Comunicação a Serviço da Saúde do trabalhador; 2º Encontro da Rede de Comunicadores pela Saúde; e da 1ª Feira de Amostras de Comunicação em Saúde do Trabalhador.
Na reunião ficou acordado que as Centrais terão direito a 90 vagas e outras 30 ficarão para radialistas da Rede de Comunicadores pela Saúde. Esses nomes devem ser indicados até a próxima quinta-feira (13), às 18 horas. Ainda como definição do encontro, as Centrais aprovaram o encaminhamento de um convite formal ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para comparecimento no dia 31 de março na abertura dos eventos e conceder a primeira entrevista exclusiva à imprensa dos sindicalistas.
Esta articulação faz parte de um processo inédito entre as Centrais e o governo do estado para enfrentar a tragédia continuada das doenças, mutilações e mortes nos ambientes de trabalho do Estado de São Paulo. Por ano, estima-se que cinco mil pessoas morram só no estado de São Paulo por acidentes no trabalho. “São 200 mortos a cada 15 dias, o equivalente a um Boeing da TAM”, enfatiza Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ.
“Não podemos deixar essa situação passar em branco. Precisamos mostrar à imprensa que essas pessoas estão morrendo. Para que consigamos isso, precisamos da ação das Centrais Sindicais. Só assim vamos conseguir dar a visibilidade que o assunto merece”, disse Otani durante a reunião.
“Temos um conjunto de comunicadores muito grande na imprensa sindical. Temos que articulá-los para informar essa realidade”, acrescenta Marcos Afonso Oliveira, da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O próximo encontro foi marcado para sexta-feira (14), às 17 horas, na OBORÉ, para finalizar a programação dos eventos e definir a inserção dos meios de comunicação sindicais na cobertura do dia 31 março.
Estiveram presentes na reunião:
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Central Geral dos Trabalhadores do Brasil
CUT Nacional
Força Sindical
Nova Central
União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Agência Sindical/ TV Aberta SP
OBORÉ
Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Sindicato dos Metroviários de São Paulo
|