Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Lançamento em Pernambuco enfatiza a autonomia das Ouvidorias de Polícia

  04/03/2008

Uma ouvidoria deve ser independente do estado para exercer seu papel. Esse foi o foco da fala da Diretora Nacional do Programa Institucional de Apoio a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Isabel Figueiredo, durante o lançamento da campanha “Conte para a ouvidoria – nós contamos com você”, que aconteceu no último dia 29, em Pernambuco. “Esta é a forma da população sentir confiança no órgão e do ouvidor ter maior liberdade de atuação e crítica, já que tem a garantia de que não será demitido no dia seguinte.”

Isabel explicou ainda que a intenção é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “O ouvidor não tem que saber só dos elogios, nem é seu papel ser contra a polícia. Sua função é diagnosticar, através das denúncias e reclamações que chegam à ouvidoria, os problemas enfrentados pelo órgão e relatá-los ao responsável de forma que possa melhorar a qualidade do atendimento à sociedade.”  Criadas para ajudar na redução do uso de métodos violentos no enfrentamento da criminalidade, as Ouvidorias funcionam como interlocutores da sociedade para as denúncias de abuso de autoridade policial.

A imprensa, nesse caso, também tem papel essencial na luta pelo controle do abuso das autoridades. “Para as ouvidorias, a imprensa funciona como fonte de denúncia. Por isso, os comunicadores têm um papel de apoio muito importante para as ouvidorias”, disse o presidente do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia e Ouvidor Geral das Polícias de São Paulo, Antônio Funari Filho.

Nesse sentido, a OBORÉ acredita que o esclarecimento do papel das Ouvidorias de Polícia aos comunicadores do rádio é fundamental para que a população brasileira, mediada por esses comunicadores, tenha acesso a mais esse direito humano à segurança.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online