Domingo, 05 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Projeto de Lei das rádios comunitárias avança na Câmara
Terlânia Bruno
  20/09/2001

O Projeto de Lei 145/01 que dispõe sobre a exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária em São Paulo, acaba de ultrapassar mais uma etapa na Câmara Municipal de São Paulo. Depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça, em maio último, o PL, de autoria dos vereadores Carlos Néder (PT) e Franco Montoro (PSDB), teve parecer favorável da Comissão de Política Urbana, na reunião do dia 19 de setembro.

O Projeto de Lei deve passar agora pela Comissão de Transporte e Desenvolvimento Econômico e Comissão de Finanças e Orçamento, o que está previsto para ocorrer nos próximos dois meses. Para subsidiar a análise da Comissão de Política Urbana, foi realizada uma reunião, no último dia 18, no Sindicato dos Jornalistas, em que o engenheiro Fernando Peretto, diretor do Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Rádios Comunitárias - CEPERadCom - apresentou o estudo técnico de sua autoria empregado para determinar a melhor localização e alcance de antena para rádios comunitárias, levando em conta o relevo e as edificações da região.

O estudo, aplicado em várias localidades, inclusive na favela de Heliópolis, onde a rádio comunitária local teve seu alcance ampliado e a transmissão sensivelmente melhorada, está agora sendo empregado na análise da região próxima ao edifício Copan e Igreja da Consolação, na Vila Buarque, onde instituições do bairro planejam fundar a primeira rádio comunitária do centro de São Paulo.

Projetos de Lei semelhantes ao PL 145, cuja proposta é transferir a regulamentação das rádios comunitárias da esfera federal para a municipal, estão ganhando visibilidade e provocando o debate em diversas cidades do país. Em algumas delas, como São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e Celso Ramos, em Santa Catarina, a lei já foi sancionada. A expectativa dos vereadores Néder e Montoro, é que o mesmo ocorra em São Paulo nos próximos meses.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online