|
10/12/2007
Um encontro no último sábado, dia 8 de dezembro, entre a coordenação do Projeto Repórter do Futuro, professores e estudantes de jornalismo, apresentou-se todos os módulos e viagens de estudo do projeto programados para 2008. A reunião também marcou o início da seleção dos 20 estudantes que participarão do módulo "Descobrir São Paulo, descobrir-se repórter".
Participaram 30 alunos das escolas ECA-USP, Mackenzie, PUC-SP, Unip, Fapcom, Cásper Líbero, Metodista, São Judas, UFRJ, Unifiam, Unicid e Unisantos, o professor da Cásper Líbero e diretor da TV USP, Pedro Ortiz, o coordenador do curso de jornalismo do Mackenzie, Vanderlei Dias, e os diretores da OBORÉ, Sérgio Gomes e Ana Luisa Gomes.
Após tirarem dúvidas sobre os cursos programados para o ano que vem, os estudantes assistiram a uma reportagem da TV Mackenzie e TV USP sobre a viagem de Repórteres do Futuro à Amazônia em julho deste ano.
Como material de apoio, colocou-se à disposição dos estudantes exemplares da revista Fórum com uma matéria do jornalista Pedro Venceslau sobre o dilema das rádios comunitárias, das três primeiras edições do periódico Le Monde Diplomatique Brasil, de duas edições da revista Imprensa e do livro Mídia e Violência de Silvia Ramos e Anabela Paiva.
Em um mapa da cidade de São Paulo com 117 rádios comunitárias, as quais participam do processo de habilitação do Ministério das Comunicações, os interessados em participar do módulo sobre a capital paulista dividiram-se em duplas e escolheram três entidades para conhecer e relatar seus respectivos problemas.
Deu-se preferência às entidades que ainda continuam no processo, porém com problemas territoriais, já que muitas atuam no mesmo território -que deve ter um raio de quatro quilômetros- e ainda não chegaram a um acordo.
Outra reunião deve acontecer no dia 22 de dezembro para fazer um balanço da visita dos estudantes às rádios. Até lá: mapa embaixo do braço, bloco e caneta na mão, curiosidade e muita disposição aos repórteres do futuro.
Para ir a fundo
O saite da OBORÉ possui matérias sobre as mais de dez Mesas de Trabalho em favor da habilitação das rádios comunitárias e artigos sobre a situação das associações de radiodifusão comunitária
em São Paulo , além do Dossiê Radiodifusão Comunitária, escrito a partir do fechamendo da Rádio Heliópolis pela Polícia Federal em 20 de julho de 2006.
|
|