30/11/2007
Trinta estudantes do 2º Curso Correspondentes da Cidadania conheceram a Avenida Paulista e seus equipamentos culturais no sábado dia 24 de novembro.
O grupo saiu de Heliópolis às 8h15 e chegou à esquina com a rua Augusta às 9h.
Visitaram em primeiro lugar o Conjunto Nacional onde entraram na nova Livraria Cultura. A excursão seguiu pela avenida passando por palacetes históricos e sedes de corporações, bancos e institutos de pesquisa e adentraram o Parque Trianon. Lá a prof. Cicília Peruzzo, da Universidade Metodista e coordenadora pedagógica do II Correspondentes da Cidadania, contou um pouco da história da invenção do rádio pelo padre Landell de Moura e da primeira transmissão radiofônica do mundo, feita naquele aclive em 1900. O café da manhã foi servido no Itaú Cultural onde, às 10h30, o grupo assistiu à palestra do superintendente cultural, Eduardo Saron, e do vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Audálio Dantas. Eles falaram sobre a importância da leitura e do trabalho em grupo para ser um repórter popular.
No começo da tarde os estudantes foram divididos em dois grupos monitorados para conhecer a exposição Futuro do Presente, exposta na sede do Itaú Cultural com obras de Cildo Meirelles, Nelson Leirner e Paulo Bruscky, entre outros.
O almoço foi servido às 14h também por cortesia do centro cultural e a excursão voltou pela calçada oposta da av. Paulista até o MASP. No museu os alunos apreciaram as obras do acervo, composto majoritariamente de produção plástica européia e brasileira a partir do século XV, e uma exposição com artistas da Bauhaus. O ônibus recolheu os estudantes em frente ao Trianon às 17h30 para levá-los de volta à Heliópolis.
A excursão para a Avenida Paulista foi o segundo encontro do II Correspondentes da Cidadania cuja aula magna aconteceu no dia 10 de novembro na sede da Unas (União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco).
O curso foi idealizado pela UNAS e a OBORÉ a partir da necessidade de formar recursos humanos para a comunicação na comunidade. Também trabalham para viabilizar a iniciativa o Projeto Redigir da ECA-USP, Comuni - Núcleo de Pesquisa em Comunicação Comunitária da Universidade Metodista, Itaú Cultural, Escola Estadual Prof. Ataliba de Oliveira, EE Manuela Lacerda Vergueiro, Escola Municipal Gonzaguinha e EM Campos Salles. É a primeira vez que essas quatro escolas desenvolvem uma atividade conjunta dentro da proposta de Heliópolis ser um Bairro Educador.
O curso será desenvolvido ao longo de 16 sábados com uma carga mínima de 70 horas.
Leia mais sobre o II Correspondentes da Cidadania |