01/11/2007
Duas reuniões realizadas nessa semana definiram como será o II Correspondentes da Cidadania, curso voltado para a formação de jovens repórteres populares na comunidade de Heliópolis. A primeira aula do curso será dia 10 de novembro e foram selecionados 30 estudantes das quatro escolas públicas que atendem à região (confira a lista abaixo). A seleção ocorreu a partir de uma redação relatando a excursão à Cidade Universitária, visitada por cerca de 100 estudantes no dia 15 de outubro.
O curso foi idealizado pela UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco) e a OBORÉ a partir da necessidade de formar recursos humanos para a comunicação na comunidade. Também trabalham para viabilizar a iniciativa o Projeto Redigir da ECA-USP, Comuni - Núcleo de Pesquisa em Comunicação Comunitária da Universidade Metodista, Itaú Cultural, Escola Estadual Prof. Ataliba de Oliveira, EE Manuela Lacerda Vergueiro, Escola Municipal Gonzaguinha e EM Campos Salles. É a primeira vez que as quatro escolas desenvolvem uma atividade conjunta dentro da proposta de Heliópolis ser um Bairro Educador.
O curso terá ao todo 16 sábados com uma carga horária mínima de 70h.
Além das aulas regulares estão previstas excursões ao centro de São Paulo, à região da Av. Paulista e uma nova visita à Cidade Universitária. Os alunos também irão conhecer melhor o próprio bairro e serão estimulados a noticiar por meio do rádio, jornal e sítio da UNAS, as necessidades locais nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura.
Para o dia 24 de novembro já está agendada uma palestra com o superintendente cultural Itaú Cultural, Eduardo Saron. Ele abordará a importância do trabalho em equipe e da responsabilidade individual, qualidades necessárias para trabalhar em um veículo de comunicação. O vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa,
Audálio Dantas
falará no mesmo dia sobre a importância da leitura para uma escrita de qualidade.
O Projeto Redigir, uma atividade de extensão dos estudantes de jornalismo da USP, será responsável por parte da carga horária do curso. Os universitários ministrarão aulas de redação, desenvolvimento da capacidade narrativa e argumentativa e noções de linguagem jornalística. A parceria também é uma forma de aproximar a Heliópolis (do grego “Cidade do Sol”) da USP (Cidade Universitária) no espírito de estimular a apropriação de equipamentos culturais e educativos da cidade por parte dos jovens repórteres.
Lista de Aprovados para o II Correspondentes da Cidadania
Escola Estadual Prof. Ataliba de Oliveira
Camila Dantas de Santana, 8º E
Carine Batista de Araújo, 8º E
Danielle da Silva Crepaldi,
Dayane Fernandes Silva, 7º F
Karina
de Oliveira Pereira,
8º F
Roberta Faria, 6º E
Vanessa de Souza Rocha, 8º F
Escola Municipal Presidente Campos Salles
Alessandra dos Santos Marques, 6º A
Amanda Duarte dos Santos, 6º A
Edleide da Cruz Gonçalves, 7º A
Gabrielli Reis da Costa, 7º C
Jéssica Ferreira de Araújo, 6º A
Igor
da Silva Lima,
7º A
Rayane Gonçalves de Jesus, 5º A
Samara Gonçalves de Jesús, 8º A
Valdeido Oliveira de Souza, 5º C
Escola Municipal Gonzaguinha
Bruna Costa Oliveira Rocha, 5º B
Bruno Pessoa Barro, 5º C
Emilly Souza de Morais, 5º C
Janaina Aparecida Gomes Gagliardi, 5º B
Julianne Assunção 6º C
Laís (ou Taís) Igebê Teixeira Souza, 5º C
Thays Silva de Abreu, 5º B
Escola Estadual Manuela Lacerda Vergueiro
Caíque da Silva Rocha, 8º D
Gleile Elenn Souza dos Santos, 1º
José de Jesus Oliveira, 1º A
Kaique Silva Barbosa, 8º
Mayara Ferreira de Lima, 8º C
Suellem da Silva Rocha, 8º D
Yeda M. dos Santos, 8º D |