|
30/10/2007
No próximo dia 05 de novembro, às 14h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, haverá a solenidade de lançamento de campanha radiofônica estadual Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você da Ouvidoria-Geral da Segurança Pública, visando a divulgação do trabalho e dos objetivos da Ouvidoria gaúcha, como parte integrante do Projeto de fortalecimento das Ouvidorias de Polícia, na perspectiva de construção de uma cidadania participativa. Deverão estar presentes radialistas, profissionais de comunicação e jornalistas, dentre eles Caco Barcelos, bem como autoridades estaduais, federais e representantes da sociedade civil.
A campanha foi planejada pela OBORÉ a pedido da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e da União Européia, no âmbito do Programa Institucional de Apoio a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário. Segundo Adão Paiani, Ouvidor-Geral da Segurança Pública, a campanha radiofônica objetiva auxiliar na criação e no fortalecimento de uma postura mais democrática das forças policiais brasileiras, em especial no que diz respeito à observância dos direitos humanos e à redução do uso de métodos violentos na luta contra a criminalidade, reforçando os mecanismos de controle externo das polícias e as iniciativas de policiamento comunitário.
Paiani acredita que seja possível uma política mais objetiva de controle da criminalidade, sem abrir mão das liberdades e garantias individuais, construindo uma cultura de controle, pela sociedade, da forma como atuam as polícias. “A divulgação institucional do papel que cabe a Ouvidoria da Segurança tem uma importância fundamental”, observa. Conforme o ouvidor, o rádio, mesmo com o surgimento de novas mídias, ainda é e continuará sendo um instrumento poderoso para se alcançar um maior e mais diversificado público, com mais rapidez e objetividade. “Através dele levaremos a mensagem de cidadania da Ouvidoria a todos os rincões do Rio Grande”, projeta.
O projeto Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você prevê a produção de material radiofônico, cartilhas educativas e encontros de sensibilização com comunicadores populares nos 14 Estados brasileiros envolvidos na constituição de Ouvidoria de Polícias: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
O material radiofônico será distribuído em formato CD às emissoras e radialistas que aderirem à proposta de abrir espaço em suas programações e em seus programas para a divulgação do trabalho realizado pelas Ouvidorias de Polícia. É composto por 70 spots informativos com mensagens de estímulo à participação da população, destacando O que é a Ouvidoria, Situações para denúncias, Acompanhamento das denúncias e Sigilo das denúncias, e spots cantados com versões em vários ritmos: MPB, Forró, Rap, Vanerão e Chula.
Constam, ainda, do CD duas faixas exclusivas, gravadas por Rogério Sotilli, secretário adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Ouvidor-Geral, Adão Paiani, com informações detalhadas sobre o funcionamento do órgão e as formas de contato direto.
|
|