29/09/2007
Originalmente planejada para acontecer no dia 10 de outubro, a palestra do jornalista e escritor Caco Barcellos sobre seu livro Abusado - o Dono do Morro Dona Marta está remarcada para o dia 24 às 19h.
Estresse e pressão, náusea e automatismo. Difícil encontrar um estudante de ensino médio ou pré-universitário que não se queixe das mazelas do famigerado vestibular. Os exercícios reflexivos, também exigidos pelas provas, são muitas vezes sufocados pelo peso dos livros, pela visada unilateral e pela repetição de informações e dados decorados. É negando esta lógica e buscando inserir os estudantes no ambiente em que imperam a crítica e o debate que a OBORÉ e o Inteligente Vestibulares promovem o Projeto de Frente para o Futuro. Em outubro, o convidado é Caco Barcellos, o jornalista brasileiro que calcou glória com o relato rigoroso (em apuração e ética) da violência nas periferias das grandes cidades brasileiras. O encontro acontece na quarta-feira, dia 24, às 19h. As vagas são limitadas.
O projeto pretende ser uma ponte coesa entre o vestibular e a entrada na faculdade / mundo do trabalho e nasceu inspirado pelo Repórter do Futuro, há anos levado a cabo pela OBORÉ. A demonstração de sua profunda atenção com o condicionamento de debates efetivamente formativos, donos de uma função pedagógica bastante definida, fica guardada na fala de Álvaro de Azevedo Gonzaga, do Inteligente Vestibulares: “Para participar você tem que ter lido o Abusado e trazer ele aqui”.
Para participar, é preciso muito mais do que saber qual o nome e a cara do repórter: deve ser conhecida a face coberta de Marcinho VP e o próprio jeito de selecionar, de organizar e de contar que Caco escolhe para a história do traficante. Abusado, O Dono do Morro da Dona Marta foi vencedor Prêmio Jabuti 2004 na categoria Reportagem e Biografia e é um exemplo de reportagem para aqueles que pretendem seguir no ramo.
O encontro do dia 24 é uma retomada temática: no dia 22 de novembro de 2006, o jornalista já havia compartido com um conjunto de estudantes suas experiências. Este relato feito por Marcelo Iglesias testemunha isso. Desde 2005, quando nasceu o Projeto, já foram promovidos 14 eventos, entre eles, a I Feira Inteligente de Comunicação, com a participação de docentes e coordenadores das principais faculdades de comunicação de São Paulo. |