|
19/09/2007
Daniela Bufacchi foi a primeira a chegar. Estudante do primeiro ano de Direito da Pontifícia Universidade Católica ela se entusiasma com os assuntos do curso e a possibilidade de cobrir um déficit de conteúdo das faculdades: “A gente não tem História do Direito e o que a gente vai ver aqui é uma parte importante disso”. Álvaro de Azevedo Gonzaga, coordenador pedagógico do curso, esclarece que a questão não é preencher buracos curriculares, mas compartilhar com estes estudantes conhecimentos que não deveriam passar ao largo de nenhum cidadão – portanto, menos ainda daqueles que fazem jurisprudência em seu nome.
Deste primeiro encontro, participaram alunos de 1º a 4º anos de Direito da PUC e da USP; foi apresentada a metodologia do projeto e os alunos foram convidados a debater o tema 1964: Revolução ou Golpe? Seguindo o esquema palestra/entrevista coletiva, a reunião deveria ter contado com a presença de Valter Uzzo, ex-secretário geral da OAB/SP, que não pôde comparecer. A conferência foi remarcada para o dia 10 de outubro.
O objetivo do curso é oferecer ferramentas para que se formem estes juristas, não apenas operadores do direito, autômatos repetidores de artigos e leis. Parte do material de apoio é composto por capítulos do livro Direito à verdade e à justiça, trazido a público no dia 25 de agosto pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. A estudante Daniela lembra da importância dos temas e da necessidade de levar de volta à faculdade os conteúdos que encontrará no projeto.
Alguns alunos foram entrevistados pela equipe do Canal Universitário que está registrando os encontros para veiculação. Branca Rosa, da We Do Comunicação, lembra que participar do projeto é “mais do que um processo de aprendizado, é um processo colaborativo”, daí a importância do registro que a produtora vem realizando
Os vinte estudantes, mais sete observadores, passaram por dois momentos de seleção: a entrega, ao tempo da inscrição de um texto acerca da proposta do módulo seguido de chamada para o encontro-entrevista do dia 3 de setembro. O segundo encontro, que terá Dr. Márcio Pugliesi, professor da PUC-SP, como palestrante, abordará os Aspectos jurídicos do Ato Institucional nº 5.
Veja a lista de aprovados para o Projeto Direito e Justiça
Direito e Justiça seleciona estudantes de São Paulo |
|