Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Pierre Trinquet no Brasil: reflexões sobre o mundo do trabalho

  17/09/2007

Em visita ao Brasil, pesquisador da Universidade de Provence (França)

discute a complexidade dos processos sociais que envolvem os estudos

so bre saúde e segurança do trabalhador

Doutor em Sociologia, ergólogo, profissional da construção civil e pesquisador das situações de trabalho para saúde e segurança do trabalhador, Pierre Trinquet está no Brasil desde o dia 22 de agosto para cumprir uma extensa programação de cursos, colóquios e seminários em diferentes Universidades br asileiras: UFMG, PUC/MG, UnB, UFF, PUC/SP e USP.  

Semana passada, o pesquisador conduziu o seminário "O trabalho, a pluridisciplinaridade, os saberes investidos e a gestão na realização da atividade", em Brasília, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De 19 a 21 de setem bro, em São Paulo , reúne-se com pesquisadores e profissionais da comunicação e da saúde, organizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho da ECA-USP, sob coordenação da profa. Roseli Fígaro, e pelo Grupo de Pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho do LAEL - PUC/SP, coordenado pela profa. Maria Cecília Souza-e-Silva.     

Nesta sexta-feira, dia 21 de setem bro, das 15h30 às 17h30, Pierre Trinquet participa de encontro com os grupos da pesquisa da PUC-SP, ECA-USP, especialistas e gestores da área de Saúde do Trabalhador, jornalistas, radialistas, estudantes e demais interessados para palestra e entrevista coletiva com o pesquisador na sede da OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar –Vila Buarque – tel. 11. 3214.3766 .

Trata-se de uma atividade conjunta promovida pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho da ECA-USP e pela OBORÉ, em parceria com a Coordenação Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (COSAT/MS); a Coordenação Técnica da área da Saúde do Trabalhador da Coordenação de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde (cuja atribuição é articular as políticas e coordenar as ações na área de saúde do trabalhador do Estado de São Paulo ) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo (CEREST/SP). 

Uma trajetória que concilia trabalho e estudo

Pierre Trinquet vem se dedicando ao longo dos últimos 20 anos a refletir so br e os riscos de acidentes no trabalho a partir da complexidade intrínseca do trabalho humano. Questiona todo tratamento simplista da prevenção e do julgamento dos acidentes de trabalho por meio de referências a uma única categoria de normas. Defende que não há como modificar, realmente, o fenômeno da insegurança no trabalho sem interrogar fundamentalmente a atividade de trabalho em si.  Com base na abordagem ergológica desenvolvida pelo filósofo Yves Schwartz, Trinquet considera toda atividade de trabalho como um compromisso entre normas heterodeterminadas e outras próprias aos seres industriosos em atividade, aqui e agora.

A trajetória do professor Trinquet é marcada pela constante conciliação entre trabalho e estudo. Inicialmente, trabalhador de uma grande empresa da Construção Civil, participou e foi co-criador do “Dispositivo de Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho” - uma abordagem de análise de situações de trabalho concebida por um grupo de acadêmicos, sindicalistas e trabalhadores, com o objetivo de interrogar mutuamente os saberes disponíveis so br e as atividades humanas e os encontros re-criadores que são realizados pelos diversos protagonistas da atividade de trabalho.

Ele ilustra excepcionalmente essas potencialidades tanto do ponto de vista do registro da pesquisa quanto da intervenção transformadora, pois foi igualmente utilizador e beneficiário do sistema de formação profissional. Obteve seu “Diploma de Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho” e, em seguida, fez curso universitário obtendo doutorado em Sociologia. Apresentou, em 1993, a tese intitulada “L`accidentabilité dans le Bâtiment”, publicada em 1996 pela PUF (Presses Universitaires de France) com o título “Maîtriser les risques du travail”.

Há vários anos, é administrador, na CGT, do organismo de gestão e impulsão da formação profissional contínua da Construção Civil e de Trabalhos Públicos, na Região de Provence-Alpes-Côte d’Azur e Corse (l’AREF BTP PACA-C). Nos últimos anos, Pierre Trinquet dedica-se ao Ensino na Universidade de la Méditerranée  : IUT La Ciotat , no curso de Licença Profissional para coordenadores Saúde/Segurança no Trabalho, onde ministra a disciplina Aproximações da prevenção pelo trabalho. Na Faculdade de Farmácia de Marseille, atua no curso de Mestrado em Prevenção de Riscos e Danos Tecnológicos, responsável pela disciplina Aproximações da Prevenção a partir do Organizacional e do Humano. Ainda ministra cursos no Departamento de Ergologia da Universidade de Provence. Com esses títulos (sindicalista, administrador, sociólogo/ergólogo e professor) traz um olhar cruzado so br e os dispositivos de formação profissional.

O trabalho na construção civil não impediu o professor Trinquet de escrever e publicar seus textos que portam uma forma inovadora e autêntica de compreender a produção de saberes na atividade de trabalho e na academia, sempre atento às questões suscitadas pelo trabalhador.

Confira a programação de Pierre Trinquet em São Paulo

DIA 19 DE SETEMBRO, QUARTA-FEIRA, 18H  

Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária

2º andar – Departamento de Comunicações e Artes - CCA

Palestra na disciplina de pós-graduação Comunicação no mundo do trabalho: recepção e mediações, do programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, cuja responsável  é a profa. Roseli Fígaro, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho.

Tema: Trabalho, saber da experiência e ergoformação

DIA 20 DE SETEMBRO, QUINTA-FEIRA, 9H  

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Programa de Estudos Pós-graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL)

Rua Monte Alegre, 971  - Perdizes - Prédio do LAEL - 3a. casa - sala 19 

Palestra no Grupo de Pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho, coordenado pela profa. Maria Cecília Souza-e-Silva , do Programa de Estudos Pós-graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP.  

Tema: Gestão dos riscos do trabalho

 

DIA 21 DE SETEMBRO, SEXTA-FEIRA, 9H30

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Programa de Estudos Pós-graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem 

Rua Monte Alegre, 971  - Perdizes - Prédio do LAEL - 3a. casa

Discussão de pesquisas de mestrandos e doutorandos do Grupo de Pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho.

DIA 21 DE SETEMBRO, SEXTA-FEIRA, 15H30

OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes  

Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar – Vila Buarque – São Paulo

Encontro dos grupos da pesquisa da PUC-SP, ECA-USP, especialistas e gestores da área de Saúde do Trabalhador, jornalistas, radialistas, estudantes e demais interessados para palestra e entrevista coletiva com o pesquisador. 

Atividade conjunta promovida pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho da ECA-USP e pela OBORÉ, em parceria com a Coordenação Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (COSAT/MS) e Coordenação Técnica da área da Saúde do Trabalhador da Coordenação de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde / Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo ( CEREST/SP), cuja atribuição é articular as políticas e coordenar as ações na área de saúde do trabalhador do Estado de São Paulo.  


Pierre Trinquet: produção acadêmica

Publicações:

TRINQUET, Pierre. Maîtriser les Risques du Travail. Paris. PUF ; 1996

TRINQUET, Pierre. La firme réseau dans le BTP ; éd. Plan construction et architecture ; coll. « Recherche » ; avril 1997 ;

TRINQUET, Pierre. Reconnaissance du travail : pour une approche ergologique ; éd. PUF ; coll. « Le travail humain » ; sept. 1998 .

TRINQUET, Pierre. Exercices sociologiques autour de Roger Cornu : Dans le chaudron de la sorcière, L’Harmattan, 2005.

Artigos em revistas :

TRINQUET, Pierre. PRÉVENIR N°24, 1993 : Risques environnement-santé ; N° 40, 2001 : Santé/Travail (en collaboration avec Y. Schwartz)

TRINQUET, Pierre. SOCIÉTÉ FRANÇAISE : N°27, 1988 ;: La classe ouvrière : entre travail et politique ;

TRINQUET, Pierre. GRÉACT : N°2, 1994 : Des Techniques et des Hommes ;

TRINQUET, Pierre. HUMANISME et ENTREPRISE N°225, 1997 : Environnement et développement : Ambiguïtés et enjeux.

Artigos na Internet :

TRINQUET, Pierre. La FCP en France, un regard croisé : http://www.up.univ-mrs.fr/ergolog/

TRINQUET, Pierre. Sous-traitance sur sites industriels : http://prevention-test.pharmacie.univ-mrs.fr/pdf/2-agir/1-3/etude_soustraitance_sitesindustriels.pdf

Intervenções em Colóquios e Seminários:

Voir et vivre l’entreprise : organisé par EDF-GDF, Le Creusot, mars 1997.

Travail et Politique : organisé par APST-APRIT, Aix-en-Provence, juin 1997.

Les rencontres de la sécurité : organisés par PROTEG, Aix-en-Provence, oct. 1997.

Les CHSCT ont 50 ans : organisé par les Cahiers de l’Institut Régional du travail, Aubagne déc. 1997.

Semaine européenne Santé-sécurité au travail : organisée par le DRTEFP de PACA, Aubagne, oct. 1998.

Les Assises de la prévention 2000 et 2003 :Organisées sous l’égide de la DRTEFP de Paca

Radioprotection et Communication : 21 ème Congrès de l’ATSR, Aix-en Provence, 25,26,27 oct. 2000

1° Seminário Internacional Trabalho e Educação : Belo Horizonte – M G Brasil, 13, 14, 15, 16, maio/ 2003.

Interlocuções Pluridisciplinares Ergologia Ergonomia e Mundos do Trabalho, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 21 maio/ 2003.

Pesquisas realizadas:

Pour le Plan Construction et Architecture, du Ministère ayant en charge le BTP ;

Pour la Mutuelle générale de l’équipement et du transport (MGET)

Pour la Direction Régionale du Travail, de l’Emploi et de la Formation Professionnelle (DRTE FP) de PACA ;

Pour la SNCF région Sud.

À collaboré, en 1997, avec l’IRSST (Institut de recherche en santé et en sécurité du travail) du Québec.

Représente, depuis 1998, le département d’Ergologie/APST, en tant que conseiller scientifique, aux organisations, travaux et manifestations régionales organisées sous l’égide de la Direction Régionale du Travail, de l’Emploi et de la Formation professionnelle (DRTEFP) de Paca.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online