Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Audiência Pública vai debater PL sobre rádios comunitárias
Terlânia Bruno
  11/09/2001

Depois de ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei 145/01, de autoria dos vereadores Carlos Néder e Ricardo Montoro, que propõe a municipalização dos processos de radiodifusão comunitária, passa agora por análise na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, presidida pela vereadora Aldaíza Sposati.

No sentido de fortalecer o debate em torno da questão e subsidiar os trabalhos desta Comissão, será realizada Audiência Pública no Auditório Dr. Oscar Pedroso Horta, na Câmara, na próxima sexta-feira, dia 14, a partir das 10 horas. Existem hoje no Ministério das Comunicações mais de 9 mil solicitações para funcionamento de rádios comunitárias. A região da Grande São Paulo não tem sido contemplada com novas concessões.

A aprovação do PL 145 viria agilizar o andamento dos processos, uma vez que a decisão sobre concessões sairia da esfera federal para a municipal. Segundo o Juiz Federal Paulo Fernando Silveira, um dos maiores especialistas na matéria e autor do anteprojeto que deu origem ao PL 145, as concessões de rádios comunitárias deve ser assunto da alçada do município e não da União. “Quando o interesse é eminentemente local, como é o caso das rádios comunitárias, é inconcebível que a União queira disciplinar como faz atualmente, a altura de uma antena ou o alcance de um bairro ou vila, porque isso é ingerência nos assuntos municipais”.

O debate sobre a municipalização das concessões de rádios comunitárias tem se intensificado pelo Brasil afora. Os municípios de Celso Ramos, em Santa Catarina, e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, foram os primeiros a sancionar leis municipais sobre a exploração dos serviços de radiodifusão comunitária. Outras cidades, como Osasco, na Grande São Paulo, também têm ampliado a discussão sobre o tema.

Estarão presentes na Audência Pública, a presidente da Comissão de Política Urbana, vereadora Aldaíza Sposati, o relator, vereador Nabil Bonduki, os demais integrantes da Comissão, vereadores Ana Martins, Marcos Zerbini, Ricardo Farah e Edivaldo Estima, os autores do PL 145, vereadores Ricardo Montoro e Carlos Néder, além das entidades que representam as rádios comunitárias no Estado.

O engenheiro Fernando Peretto, diretor do Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Rádios Comunitárias - CEPERadCom - e autor de um estudo técnico pioneiro na Rádio Heliópolis, que ampliou a abrangência da emissora de 400 metros para mais de 1 Km, fará uma exposição sobre o projeto desenvolvido nesta rádio comunitária que fica na favela de Heliópolis, a maior de São Paulo, com mais de 80 mil moradores.

Maiores informações: tel. 3111.2447 ou 3111.2268, com Maria Tereza.


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online