28/08/2007
O plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, que é muito aconchegante, foi o lugar perfeito para se encher de descontração durante o lançamento da campanha radiofônica Conte para a Ouvidoria, Nós contamos com você, especialmente produzida para as emissoras de rádio do Rio Grande do Norte pela OBORÉ.
"O tema é difícil, complexo, mas fiquei muito feliz com tudo o que vi, com o que ouvi e mais ainda com o clima de descontração", avaliou o Coronel Clodoaldo Carneiro (Corregedoria da Polícia Militar) ao final da reunião.
O encontro foi coordenado pelo Ouvidor da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Geraldo Wanderley e contou com a presença do consultor da União Européia no Brasil, Jean François Olivier, do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia do Rio Grande do Norte, deputado Gilson Moura, do deputado Vivaldo Costa e do ex-ouvidor e atual Coordenador dos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do Governo do Rio Grande do Norte, Marcos Dionísio.
Toda a solenidade, que reuniu radialistas de várias regiões do interior do estado e da capital, foi transmitida ao vivo pela TV Assembléia.
A campanha foi apresentada aos radialistas e autoridades pelo jornalista Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, que criou a campanha a pedido da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), em parceria com a União Européia no âmbito do Programa Institucional de Apoio a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário.
O objetivo dela é anunciar à população, por meio do rádio e da comunicação dos radialistas, a existência das Ouvidorias de Polícia em vários estados do Brasil, inclusive no Rio Grande do Norte, suas formas de atuação e seu principal objetivo: garantir o respeito (por parte da polícia) aos direitos humanos.
Sérgio foi acompanhado no lançamento da campanha pelo jornalista Ciro Pedroza, potiguar radicado em São Paulo que atua como Consultor da Oboré e pelo poeta Chico de Assis, outro potiguar radicado em Brasília, que criou os spots cantados utilizados pela campanha.
Para contemplar as necessidades regionais e diversidade cultural de cada Estado, dezenas de músicos, cantores, compositores e técnicos de áudio se envolveram na produção dos spots com versões em vários ritmos: MPB, Forró, Rap, Sertanejo, Vanerão e Chula.
No lançamento do Rio Grande do Norte, as peças que fizeram mais sucesso foram os spots compostos em ritmo de forró. |