Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Na boca do rádio: o radialista e as políticas públicas

  12/10/2007

Com prefácio de Heródoto Barbeiro (jornalista da CBN, da TV Cultura e gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio – SP) e apresentação do professor Nilson Alves de Moraes (Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Grupo de Trabalho Comunicação e Saúde da ABRASCO – Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva), a questão central do livro é o descompasso do rádio com as políticas públicas no Brasil – apesar de ser um meio acessível e popular no país.

O livro resulta da dissertação de mestrado defendida por Ana Luisa na Escola de Comunicações e Artes da USP, em março deste ano, sob a orientação de Adilson Odair Citelli, livre-docente e chefe do Departamento de Comunicações e Artes. A análise do nível de desencontro do veículo com as políticas públicas teve como foco 142 emissoras de rádio comerciais e comunitárias parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde, de diferentes naturezas e expressões, instaladas em 138 municípios de 19 estados do Brasil. A pesquisa também possibilitou o mapeamento do perfil e das demandas de informação e formação de 155 comunicadores populares.

De acordo com Ana Luisa, "a pesquisa joga luz sobre um tema muito discutido mas ainda pouco efetivado na prática - a comunicação como aliada no controle das políticas públicas. E remete a uma reflexão sobre o potencial do rádio neste campo, um assunto que interessa não só aos profissionais da área da comunicação mas também aos da área da saúde e das demais áreas sociais.

O radialista, por ser formador de opinião e ter legitimidade local, é o grande responsável pela qualidade das informações geradas nos seus programas. Daí o papel colaborador deste profissional no controle social das políticas públicas em sua cidade, seu bairro, sua comunidade. Ao conhecer e relacionar as políticas públicas às questões cotidianas locais, o radialista passa a atuar como protagonista do controle social”.

Conclusões

Elevar o nível de conhecimento e de conscientização dos comunicadores para que eles estejam habilitados para conversas mais consistentes com o seu público é ressignificar o rádio para uma atuação cooperante e concomitante nos muitos espaços educativos que se propõem ao serviço da democracia: “É devolver ao rádio seus ouvidos, que aos poucos foram se ensurdecendo, e convocar de seus microfones outras palavras, agora musculadas por sua consciência crítica".

 
As vendas estão disponíveis no site da Editora Hucitec.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online