Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Washington Novaes fala sobre o dia Mundial do Meio ambiente, 5 de junho

  01/06/2007

Washington Novaes, jornalista especializado em meio ambiente, é supervisor geral do quadro Biodiversidade do Repórter Eco (TV Cultura) e escreve artigos para o jornal O Estado de S. Paulo. Concedeu entrevista ao Plantão Saúde de junho e destacou os principais temas a discutir no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Plantão Saúde: Temos o que comemorar no dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente?
Washington Novaes: Não sei se comemorar, mas o dia pode servir para lembrar das graves questões com que estamos defrontados. O Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, continua a dizer que as questões centrais da humanidade são as mudanças climáticas e os padrões insustentáveis de produção e de consumo, além da capacidade de reposição da biosfera. No dia, precisamos lembrar que temos que mudar nossos modos de viver.

PS: Quais os principais descuidos com o meio ambiente e quais conseqüências trazem?
WN: Com a destruição dos ambientes naturais, as doenças vêm para as cidades: dengue, febre amarela, antavirus, rotavrus, uma porção de outros. A poluição dos cursos d’água com produtos químicos, medicamentos e atibióticos, serpas ultra-resistentes de bactérias e vírus se formam e atacam os seres humanos de forma muito mais grave.

PS: Campanhas de esclarecimento no rádio ou na TV ajudam?
WN: Ajudam e precisam ser feitas, no rádio, na TV, em todos lugares. Essas questões não estão separadas da política, da economia, das questões sociais e culturais. O meio ambiente não pode continuar separado como se não fizesse parte disso tudo.

PS: Para a sociedade participar das decisões políticas sobre melhoria do meio ambiente, o que seria preciso?
WN: Para isso a sociedade precisa estar permanente mente informada sobre o que acontece, quais os custos, inclusive custos com saúde humana. Isso é necessário para que ela tome posição e exija dos administradores públicos posições e soluções adequadas.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online