|
01/06/2007
O Plantão Saúde nº365 convidou a Dra. Maria de Lourdes Gonçalves, coordenadora do Centro de Tratamento de Queimaduras do Hospital do Tatuapé, para falar sobre precaução a queimaduras durante as festas juninas.
Acidentes com queimaduras aumentam na época das festas do meio do ano, afirmou a médica, mas as causas variam entre as regiões do país. “No norte e no nordeste, fogos de artifício são principal motivo. No sudeste, alimentos quentes, como café e caldos”, exemplificou.
Prevenção
“Pais nunca devem permitir que crianças brinquem com fogos de artifício”, orienta a médica. Para os adultos, ela dá as dicas: adquirir os fogos em locais autorizados pelo corpo de bombeiros, não com ambulantes; verificar na embalagem do produto as informações obrigatórias, como a classificação do explosivo, o registro do ministério do exército e as qualificações do fabricante.
Atendimento
Gonçalves afirma que o procedimento correto para lidar com queimaduras é lavar a área afetada com água corrente, de torneira. Ela destaca que água gelada, gelo, pó de café, pasta de dentes e outros produtos comumente usados para aliviar a dor só pioram a situação. “Deve-se evitar infecções, que ampliam o problema e o período de tratamento”.
Os melhores locais para o atendimento de vítimas de queimadura são os hospitais, que devem contar com médicos bem orientados. “As pessoas de casa ou em farmácia nem sempre estão bem preparadas”. |
|