|
01/06/2007
A coordenadora nacional do Programa de Imunizações do Ministério da Saúde, Dra. Luisa de Marilac, falou ao Plantão Saúde nº364 sobre a Campanha de Vacinação Contra Paralisia Infantil que começará no dia 16 de junho. O foco da campanha são crianças com menos de 5 anos.
A paralisia infantil é considerada erradicada no Brasil, não há ocorrência registrada desde 1989. A campanha de imunização ocorre como prevenção à doença, afirmou Marilac. Ela explicou que outros continentes, como África e Ásia, ainda registram casos de paralisia e, caso um contaminado venha para o Brasil, a população imunizada estará protegida contra a contaminação.
A coordenadora esclareceu que a vacina é segura, mas não se recomenda a aplicação em crianças com febre alta. “Caso os pais tenham dúvidas sobre a campanha ou sobre a vacina, devem procurar o serviço de saúde”, disse. Ela também lembrou da importância do cartão de vacinação, que registra o histórico das doses recebidas pela pessoa, e garantiu que, mesmo quem esquecer o cartão, poderá receber a vacina. |
|