|
01/06/2007
O jornalista especialista em meio ambiente, Washington Novaes (TV Cultura) e a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Wanda Günther, falaram ao Plantão Saúde nº363 sobre a relação entre Saúde e o Meio Ambiente.
Novaes destacou que a destinação do lixo é grave problema no Brasil: 50% do total de materiais descartados (lixo domiciliar, comercial, hospitalar, tóxico, entulhos etc) termina em lixões. Além de danos ambientais, a situação gera grandes despesas às prefeituras – com coleta do lixo e manutenção dos lixões, por exemplo.
Wanda Gunther afirmou que o acúmulo de lixo representa ameaça à saúde pública por atrair insetos e animais que se reproduzem com facilidade e espalham doenças. Como exemplo, ela citou ratos e ratasanas. “O mau cheiro provocado pela decomposição de lixo acumulado atrai os animais, que transmitem diversas doenças, como o tifo, peste bubônica”.
A professora propõe, como uma solução, a reciclagem do lixo doméstico que pode ser reaproveitado, como vidro, metal, papel, lata e plástico. Ela também sugere que os consumidores prefiram produtos com refil, embalagens menores e reutilizáveis. “O pote de sorvete, o copo do requeijão, da geléia, são produtos reutilizáveis”, exemplificou.
Para conclui, Novaes lembrou: “Não somos só cultura, somos natureza. Tudo o que acontecer com o solo, a água, o ar e com outros seres vivos, refletirá em nosso corpo”. |
|