Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  ´CIDADE DO SOL´ VISITA A CIDADE UNIVERSITÁRIA: UM EXERCÍCIO DE PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA
por Marana Borges
  10/04/2007

A maior favela de São Paulo, com mais de trinta anos de história, 1 milhão de metros quadrados e 125 mil pessoas, está na contagem regressiva para visitar, no dia 14, a maior universidade do Brasil, com 73 anos, 80 mil alunos e um orçamento anual de 2 bilhões de reais. A excursão “Cidade do Sol visita a Cidade Universitária: viemos ver o que é nosso” levará moradores de Heliópolis para dentro dos portões da Universidade de São Paulo.

No último sábado (07/04), dezenas de moradores participaram da reunião preparatória para o evento na sede da UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis). Nada de mostrar um guia turístico da USP. A preparação, coordenada pelo jornalista Sérgio Gomes e a professora Cicília Peruzzo, foi na verdade uma aula de finanças. E de cidadania.
 

Das ruas de Heliópolis ao campus da USP: cidadania em ação
 
Com papel e caneta nas mãos, os participantes aprenderam a calcular quanto pagavam indiretamente para a USP na forma de imposto. Desde 1995, 5,02% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido no estado vai para a Universidade. Considerando os 900 reais que fazem a renda familiar média de Heliópolis e uma alíquota média de 12% de ICMS, as trinta mil famílias da Cidade do Sol pagam, por ano, 1,9 milhões de Reais para a USP. É quase um milhão de dólares.


(Os moradores de Heliópolis, conscientes da contribuição que fazem a este centro de pesquisa e necessitados de toda ajuda possível para elevar o padrão da sua comunidade, vão à USP para ver como esse ´milhão de dólares´que eles contribuem anualmente está sendo usado para melhorar a vida dos brasileiros, em geral, e a deles em particular - já que a pesquisa acadêmica não deve ser feita apenas pelo diletantismo do pesquisador, ou para gerar  lucros corporativos, mas para encontrar soluções para os desafios de cada dia.)
 



PRÓXIMA ETAPA
Depois de conhecer a USP, a Cidade do Sol receberá a visita de um importante organismo da universidade, a
Incumbadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/ USP). Os detalhes da visita serão anunciados pela coordenadora geral do ITCP, Joyce Alves Waquil, durante a mesa redonda às 16 hs no Itaú Cultural, o evento que encerra a programação deste sábado!
Objetivos -
A excursão pretende resgatar o senso de cidadania do contribuinte e incentivar outras formas de acesso à Universidade – não só pela porta do vestibular.

Além de conhecer a infra-estrutura do campus, os participantes irão conversar sobre as pesquisas de diversas faculdades voltadas para realidades como a de Heliópolis: desde os estudos da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) sobre habitação popular até as investigações sobre rádios comunitárias desenvolvidas pela Poli (Escola Politécnica) e ECA (Escola de Comunicações e Artes).

Na ocasião serão apresentadas à Rádio USP cinco vinhetas produzidas pela OBORÉ contra a sonegação fiscal (ouça abaixo). A intenção é que a mídia universitária se torne parceira nessa campanha e as coloque no ar em maio.

Na prática, quanto menos impostos sonegados, maior é o orçamento das universidades públicas.

A estréia da campanha coincidirá com a reabertura da rádio comunitária, fechada há nove meses pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) - veja aqui.





PROGRAMA DA VISITA


08h00 - Saída da Estrada das Lágrimas
08h45 - Café da manhã preparado com carinho pelo pessoal da Lanchonete da FAU, uma Cooperativa de Funcionários.
            - Visita à FAU (com recepção da Diretoria e professores) até às 11 horas.
11h30 - As crianças e adolescentes  visitam o Museu do Instituto Oceanográfico
11h30 - Visita ao Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes
12h30 - Todos na TV USP (Pedro Ortiz faz as honras da casa)
13h30 -
Almoço de confraternização no bandejão do CRUSP
14h30 -
Passeio de ônibus pela Cidade Universtitária
15h30 -
Rumamos todos para o Itaú Cultural na Avenida Paulista
16h00 -
Mesa redonda com a professora Maria da Gloria Cohn, da USP, e a vereadora Soninha Francine sobre Educação Não Formal. Joyce Waquil apresentará o trabalho da
ITCP - Incumbadora Tecnológica de Cooperativas Populares/USP.
18h00 -
Embarque ao ponto de origem






 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online