31/03/2007
CURSO DE CORRESPONDENTE DA CIDADANIA COMEÇA COM VISITA À CIDADE UNIVERSITÁRIA DIA 14 DE ABRIL
Curso voltado para a comunidade de Heliópolis vai ensinar a produzir notícia, a pesquisar na internet e como incentivar a participação do ouvinte na rádio, que voltará ao ar dia 1º de maio.
A OBORÉ, instituição parceira da UNAS para desenvolvimento, fortalecimento e melhoria dos serviços da Rádio Popular de Heliópolis, realizará um Curso Especial de Comunicação denominado Correspondente da Cidadania.
São 30 vagas a serem selecionadas entre os moradores da comunidade de Heliópolis. O curso será ministrado nas manhãs de sábado, durante dez semanas. Cada encontro semanal será realizado em uma localidade diferente e relevante para o desenvolvimento do curso. Todos os inscritos deverão participar de uma excursão à Cidade Universitária (USP) no dia 14 de abril.
Os professores convidados para o curso são oriundos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, OBORÉ, Universidade Metodista de São Paulo, RADIOficina, CBN - Central Brasileira de Notícias , Cátedra Unesco de Comunicação, COMUNI - Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local, ABI - Associação Brasileira de Imprensa, GENS Projetos Educacionais, Projeto Cala-boca já morreu , INTERVOZES - Coletivo Brasileiro de Comunicação Social, Projeto Repórter do Futuro, Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Instituto Itaú Cultural e ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
O curso abordará :
- Trabalhar em equipe
- A responsabilidade de cada um
- Como escrever uma notícia
- Técnicas de entrevista e reportagem
- Como estimular a participação do ouvinte na programação
- Roteiro para elaboração de um programa jornalístico
- Pesquisa na internet
- Agências de notícias que já existem ao alcance da mão
- A importância da leitura para escrever com clareza
- Como produzir um boletim informativo
- O que é uma Rádio Comunitária
- Linguagem do rádio
- Formatos de programação
A coordenação pedagógica estará a cargo da professora Cicília Peruzzo e do jornalista Sergio Gomes. haverá Certificado/Diploma para quem tiver 100% de freqüência.
Mais informações:
|