|
06/03/2007
Ouça de novo sua coleção de canções gravadas pelo MPB-4, no som limpo dos CDs de hoje, e você irá distinguir claramente as quatro vozes harmoniosas do conjunto. Nelas, a voz marcante de Aquiles dava um tom particular a cada faixa. O que não aparece na reprodução do disco é o conhecimento de música popular brasileira acumulado pelo cantor. Agora, Aquiles vai contar a todos o que sabe.
Com o apoio do Núcleo de Rádio da OBORÉ, vem aí o Gogó de Aquiles - um programa de uma hora de duração com o melhor da MPB de hoje e de ontem, apresentado por Aquiles. O cantor não se limita a tocar o que de melhor tem nossa música: ele compara gravações, lembra quem fez sucesso, como as músicas foram da composição à faixa gravada, conta histórias que só se contavam entre os músicos no estúdio... enfim, fala o que só sabia quem estava entre os músicos.
Com a turma da casa: Aquiles (centro) combina lançamento de programa
Agora, o que estava na cabeça de Aquiles estará no ar. Primeiramente em um programa semanal pela Rádio Roquette Pinto, do Rio de Janeiro. A Roquette Pinto é uma estação que foi entregue praticamente falida ao atual governo do Rio. Sua discoteca, devastada, já não tem nenhum volume. Por isso Aquiles e seu programa são tão valiosos para a emissora: ele traz seus próprios CDs e os dos amigos em casa de quem vai ouvir boa música.
O programa não ficará limitado ao ar da antiga Guanabara. Nossa coordenadora Cristina Cavalcanti está preparando uma nova correspondência pedindo Manifestação de Interesse às emissoras associadas à OBORÉ - mais de 300, em todo o Brasil - e o programa será oferecido a todas. Como sempre fazemos, a primeira emissora de cada mercado que manifestar seu interesse terá a exclusividade do programa na sua área.
Algumas semanas atrás, Aquiles esteve em nosso estúdio da Rua Rego Freitas e gravou um programa piloto com nosso editor Rafael Garcia. Ficou bom. Mesmo assim, o programa está sendo apurado com a ajuda de audições públicas com o pessoal da casa e de convidados.
Aquiles e Sergio: quando um muro separa...
Já vem de longe a associação da boa música e o pessoal da OBORÉ. Trinta anos atrás, quando muitos de nós ainda estávamos no movimento estudantil, fazíamos a informação circular entre as diversas escolas utilizando um jornal mural, A PONTE - título inspirado na inesquecível canção de Mauricio Tapajós e Paulo César Pinheiro ("Quando um muro separa, uma ponte une..."), imortalizada na voz do MPB-4. Na foto, nosso diretor Sergio Gomes oferece uma rara cópia de A PONTE ao Aquiles.
Clique na capa do livro, ao lado, para adquirir uma cópia de "O Gogó de Aquiles - O Livro" - onde Aquiles revela o que viu e ouviu na intimidade da música popular.
|
|