|
14/02/2007
Uma equipe especializada está saindo em campo para determinar com precisão as coordenadas geográficas das associações candidatas a abrir rádios comunitárias em São Paulo.
As coordenadas geográficas são a posição exata de um edifício no mapa. Antigamente, elas eram determinadas por um engenheiro ou um topógrafo, com o uso de um teodolito. Era um processo demorado e complicado. Agora, essa medição é feita com um aparelhinho que indica a posição no mapa baseado em informações por satélite, o GPS (veja a foto acima). Ainda é um processo meio complicado, que exige pessoal preparado. Mas não é tão demorado como antes.
O problema, para as novas rádios comunitárias na cidade de São Paulo, é executar a medição logo, para bater com o prazo de 5 de março exigido pelo Aviso de Licitação do Ministério das Comunicações. E fazê-la com custo baixo, e muito cuidado -- um erro na medição pode desclassificar o pedido da emissora.
O escritório paulista da AMARC, na OBORÉ, reuniu nesta quarta, dia 14, um time de estagiários para fazer as medições de GPS. Os estagiários, todos voluntários, receberam orientação sobre a operação do equipamento de GPS e depois sairam a campo para treinamento. Depois de treinados, eles vão determinar as coordenadas das associações que fizeram um pedido de determinação de coordenadas. A medição das coordenadas por GPS está sendo feita gratuitamente.
Atenção: ainda há tempo de determinar suas coordenadas geográficas
Se a sua associação está preparando a documentação para atender ao Aviso de Licitação 03/2006 do MiniCom e precisa saber a latitude e longitude, nós podemos ajudar. Ligue para 3214-3766 e fale com a Cristina no ramal 214. Ela fará todas as perguntas necessárias sobre como marcar uma visita dos engenheiros estagiários do GPS. Mas ligue logo, que o tempo está passando rápido.
Os aparelhos de GPS foram obtidos através de convênios que o escrório paulista da AMARC/OBORÉ firmou com a sub-prefeitura do Itaim Paulista e com o Laboratório de Telecomunicações da Escola Politécnica da USP. O deslocamento dos estagiários pela cidade, para o local de medição nas associações, deverá ser bancado por um convênio mais amplo com o Itaú Cultural, conforme establecido com sua representante Bianca Lepique (foto acima).
Acima: Alguns dos estagiários que irão colaborar com a determinação
das coordenadas das novas rádios comunitárias em S. Paulo
Cronograma de Visitas:
22 de fevereiro de 2007, quinta-feira
Visita 1: São Mateus e Iguatemi
Equipe: Igor, João e Cris
Instituto Esperança 9:00h
Rádio Nova Harmonia 10:00h
Associação dos Moradores do Jd Iguatemi 11:30h
Visita 6: Brasilândia
Equipe: Miguel e Melina
Rádio Cantareira 14:00h
Rádio Ebenezer 16:00h
Visita 10: Jardim São Luis
Equipe: Alisson e Giba
Rádio Performance 14:00h
Monte Azul FM 16:30h
23 de fevereiro de 2007, sexta-feira
Visita 3: São Miguel e Jardim Helena
Equipe: Giba e Cris
Lapena FM 9:00h
RCB 97,5 FM 11:00h
Visita 7: Vila Medeiros e Tremembé
Equipe: Pat, Napolitano e João
Sampa FM 14:30h
Rádio Ovo 17:00h
Visita 9: Grajaú
Equipe: Melina, Alisson e Maurício
Associação Defesa da Moradia 15:00h
24 de fevereiro de 2007, sábado
Visita 4: Vila Prudente e Sacomã
Rádio Terra 9:00h
Rádio Heliópolis 11:00h
Visita 8: Cangaíba
Equipe: Miguel, Cris e Igor
Rádio Nascente 15:00h
26 de fevereiro de 2007, segunda-feira
Visita 5: Campo Belo e Jabaquara
Equipe: Gabi, Alisson e Cris
Voz Ativa 9:00h
Super Dimensão 10:30h
|
|