Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Osasco (SP) intensifica luta contra as DST e Aids

  20/08/2001

A Secretaria Municipal de Saúde de Osasco (SP) realiza até o final de agosto várias atividades para informar a população, principalmente os jovens, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids. O município de Osasco está entre os que apresentam o maior número de casos notificados no Brasil.

As atividades serão abertas no dia 20 de agosto, às 11 horas, no Teatro Municipal de Osasco (Av. dos Autonomistas , 1533 ) pelo prefeito de Osasco, Celso Giglio e o Secretário Municipal de Saúde, André Sacco Júnior. Na abertura, haverá espetáculo do grupo de Arte-Educação Hilária Troupe que apresentará a dramatização “ O Sangue Nosso de cada Dia”, de Lúcia Pacheco.

Um espetáculo de 15 minutos “Vampiros contra a Aids, dizendo sim à vida” será apresentado a partir do dia 21 de agosto nas escolas de Osasco e, em locais de grande afluência de público. O objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção, de uma forma lúdica e agradável, para conseguir maior adesão aos métodos preventivos.

O município de Osasco está entre os que apresentam o maior número de casos notificados no Brasil no período de 1980-2000. Está classificado em 23º no País com 1387 casos : 66% do sexo masculino e 34% do sexo feminino. “O município acompanha o perfil do Brasil. O maior número de casos está entre os homens. No início os homossexuais e bissexuais eram os mais acometidos. A partir da década de 90, houve aumento crescente entre os heterossexuais, em especial as mulheres”, informa o Secretário Municipal de Saúde de Osasco, André Sacco Júnior.

Com o aumento de casos entre as mulheres, há também o risco de crianças nascerem portadoras do vírus. “Os usuários de drogas injetáveis continuam sendo um grupo de risco. Mas os casos de contaminação por transfusão sanguínea diminuíram após o controle de qualidade do sangue a ser utilizado” observa o Secretário.

A informação é importante, principalmente para a prevenção da Aids e de doenças sexualmente transmissíveis. Doenças como a sífilis, herpes, gonorréia, clamídia, cancro mole, enfermidades vaginais e cervicais, condiloma (que desenvolve verrugas nos órgãos sexuais), corrimentos, entre outras, podem ser curadas se tratadas a tempo. A sífilis pode levar à morte se não for tratada e causar aborto em mulheres grávidas ou levar o bebê a nascer com defeitos físicos. A melhor forma de prevenção é o uso da camisinha.



 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online