Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Itaú Cultural apresenta Memórias a Construir: III Encontro Rumos Educação Cultura e Arte

  29/11/2006

O Itaú Cultural convida educadores para o Memórias a Construir – III Encontro Rumos Educação Cultura e Arte, a ser realizado na sede da instituição, em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de dezembro. A atividade integra o programa Rumos Itaú Cultural Educação Cultura e Arte, e encerra os Percursos de Formação, etapa do programa marcada por um ciclo de palestras realizado em diversos estados brasileiros durante todo o ano de 2006.

No encontro, destacados profissionais atuantes na área de educação e os premiados pelo programa Rumos Educação Cultura e Arte participam de debates e reflexões, mesas de discussão e oficinas de cinema e vídeo, dança, teatro e hip-hop. Será também lançado o documentário Aqui, Acolá, Além-Muros: Caminhos da Educação Não-Formal, que mostra o cotidiano e as histórias de luta e sucesso dos educadores e instituições mapeados pelo programa.

A proposta do evento, que reúne palestras, debates, oficinas, cinema e teatro, é discutir a educação não-formal, ampliar e fortalecer a rede de educadores no país, além de promover a multiplicação da informação nesse segmento. Destacados especialistas da área da educação formal e não-formal estarão presentes nas mesas de debates e oficinas do encontro.

Os encontros acontecerão no Itaú Cultural, Av Paulista, 149, São Paulo/SP  [próximo à estação metrô brigadeiro]. A entrada é franca. Não há necessidade de inscrição antecipada, à exceção da atividade oficinas. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO
[a programação também pode ser localizada no www.itaucultural.org.br, na área educação, item agenda]

Quarta-feira, 6 de dezembro:

- 18h30: Abertura

- 19h: Palestra - Contribuição da Educação Não-Formal para a Construção da Cidadania,
com Mario Sergio Cortella. Discute questões éticas envolvidas em práticas educativas que se propõem a construir a cidadania.

Espetáculo Abaçaí – Balé Folclórico de São Paulo: Apresentação de bailados, folguedos e cortejos como o reisado, boi, maracatu, côco, maculelê e terno feminino.

Quinta-feira, 7 de dezembro:

- 14h: Palestra - Formações da Cultura Popular, com Arnaldo Contier. Aborda os antecedentes das manifestações culturais populares brasileiras, com especial atenção ao samba paulista de Adorinan Barbosa ao rap.

- 16h: Debate - Linguagens Artísticas no Discurso de Direito, com Guti Fraga e Toninho Macedo; mediação Sérgio Rizzo. Qual a importância de manter a formação artística como objetivo central dos programas de ação cultural.

Sexta-feira, 8 de dezembro:

- 14h: Palestra - Educação e Transformação Social, com Stela Graciani. Como a educação pode ser uma estratégia de transformação social, além de preservar seus objetivos fundamentais: a formação humana de um cidadão autônomo e pleno de direitos.

- 16h: Debate - Memória e Identidade como Pressupostos Educativos, com Karen Worcman e Alemberg Quindins; mediação Marcelo Manzatti. Como a memória e a identidade se relacionam ao desenvolvimento artístico do indivíduo.

Sábado, 9 de dezembro:

- 10h: Debate - Capacitação de Educadores sob uma Perspectiva Comunitária, com Eleilson Leite e Carlos Cavalcanti; mediação Maria da Glória Gohn. Como pensar a formação de educadores para que sua prática pedagógica inclua os valores das comunidades onde se encontram.

- 14h: Exibição do filme-documentário Aqui, Acolá, Além-Muros: Caminhos da Educação Não-Formal  e debate com Carla Araújo, Gustavo Arantes, Gustavo Vilar, Maria Helena Santos, Valmir Alcântara; mediação Heródoto Barbeiro. O documentário é um recorte do universo de educadores e instituições mapeados pelo programa Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006.

- 16h: Encerramento

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS
[a atividade oficina requer inscrição antecipada]

Inscrições pelo tel. 11 2168 1779, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Oficina 1: Introdução à Linguagem Audiovisual & Cinema de Invenção, com Christian Saghaard
A oficina pretende traçar um paralelo entre filmes do início da história do cinema e curtas-metragens da nova geração, enfatizando a invenção e a construção da linguagem.

dia 7, quinta-feira, das 9h30 às 12h30
dia 8, sexta-feira, das 9h30 às 12h30

Oficina 2: 
Percepção Corporal, Percepção de Si, com Renato Ihu. Exercícios de percepção corporal com base em ritmos da cultura popular e aprofundamento do jongo.

dia 7, quinta-feira, das 9h30 às 12h30
dia 8, sexta-feira, das 9h30 às 12h30

Oficina 3: Uma Ação Cultural Coletiva: o Teatro Popular, com César Vieira. Como construir um trabalho coletivo de dramaturgia no teatro popular.

dia 7, quinta-feira, das 18h às 21h
dia 8, sexta-feira, das 18h às 21h

Oficina 4: Do Soul ao Hip-Hop, com Nelson Triunfo. Estilos de dança e um pouco de poesia fazem parte desta oficina, que aborda os elementos da cultura hip-hop.

dia 7, quinta-feira, das 18h às 21h
dia 8, sexta-feira, das 18h às 21h

Perfil dos convidados:

Abaçaí Cultura e Arte - ONG que desenvolve programas de formação, produção artística e ação cultural desde 1973. Sediada no Parque da Água Branca, é responsável pelo Revelando São Paulo, dentre outros projetos que visam registrar, divulgar e fomentar a cultura popular tradicional.

Alemberg Quindins - Músico, fundador e diretor da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, uma ONG que capacita crianças e jovens em gestão cultural e protagonismo juvenil, em Nova Olinda, Ceará.

Arnaldo Contier - Musicólogo, graduado em História, com mestrado em História Contemporânea pela Université de Toulouse – Faculté dês Letre et Sciences Humaines, doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Université de Paris III Institut de l´Amérique Latine. Foi professor da Universidade de São Paulo e atualmente leciona Ensino, Educação, Arte e História da Cultura, na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Carlos Cavalcanti - Graduado e pós-graduado em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretor da Escola Nacional de Circo da Funarte e coordenador da área de circo do Ministério da Cultura. É presidente do Programa Social Crescer e Viver e coordenador de projetos do Grupo Cultural Afroreggae, ambos no Rio de Janeiro.

César Vieira - Graduado em Direito pela PUC-SP e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. É autor, fundador e diretor do TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo, grupo que hoje conta com diversos colaboradores, dentre eles a artista plástica Graciela Rodrigues. Foi presidente da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e da APART – Associação Paulista de Autores Teatrais. Coordenou a Comissão de Direitos Humanos da OAB e é juiz conselheiro da Comissão de Anistia de Presos Políticos do Governo de São Paulo.

Christian Saghaard - Cineasta, fotógrafo e produtor de cinema. Dirigiu cinco filmes de curta metragem, além de ter participado de mais de 20 filmes e vídeos. É coordenador das Oficinas Kinoforum e do Projeto Curta Circuito e Intervenções Urbanas, por meio do qual já realizou 180 programações de filmes em praças públicas, bares e muros da cidade de São Paulo.

Eleilson Leite - Formado em História pela Universidade de São Paulo, é coordenador do Espaço de Cultura e Mobilização Social da ONG Ação Educativa. Nos últimos anos vem se dedicando à analise de projetos, tendo participado da comissão avaliadora dos Prêmios Itaú Unicef ( 2005) e Cultura Viva – Minc/Cenpec. É diretor regional da ABONG – Associação Brasileira de ONGs no Estado de São Paulo.

Guti Fraga - Formado em jornalismo, ator de cinema, teatro e televisão. Como diretor e fundador do grupo Nós do Morro, sediado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, tem preparado atores para filmes como Cidade de Deus.

Heródoto Barbeiro - Graduado em Jornalismo, História e Direito. É jornalista da CBN/TV Cultura e articulista em diversos jornais, revistas e internet. É gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio-SP.

Karen Worcman - Formada em História, com pós-graduação em Lingüística. É fundadora e diretora do Instituto Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) um museu virtual de histórias de vida, fundado em 1991. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e membro do Global Fellowship Team da Ashoka. Faz parte dos conselhos do Observatório da Imprensa e do Instituto Avisa Lá.

Marcelo Manzatti - Graduado em Antropologia pela Universidade de São Paulo com mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisador e produtor cultural.

Maria da Glória Gohn - Graduada em Ciências Sociais, com mestrado em Sociologia e doutorado em Ciência Política, ambos pela Universidade de São Paulo. Concluiu seu pós-doutorado em Sociologia nos Estados Unidos, pela New School for Social Research. É professora do Programa de Pós-graduação da Uninove e da Faculdade de Educação da Unicamp, onde coordena o GEMDEC – Núcleo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania. É membro do Conselho Internacional do Instituto Paulo Freire e autora de A Força da Periferia (Vozes) e de Educação Não-Formal e Cultura Política (Cortez), entre outras publicações.

Mario Sergio Cortella - Graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde é professor titular da Pós-Graduação em Educação. Foi Secretário Municipal de Educação, é mediador do programa Diálogos Impertinentes e autor, entre outras obras, de A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (Cortez), Não espere pelo epitáfio... provocações filosóficas (Vozes) e Não nascemos prontos! (Vozes)

Nelson Triunfo - Formador social, um dos pioneiros do hip-hop no Brasil e do movimento de rua na estação São Bento em São Paulo. Dançarino, atua na Casa de Hip Hop de Diadema.

Renato Ihu - Formado em Artes Dramáticas pela EAD/ECA-USP, desenvolve pesquisa em dança e música africanas e cultura popular tradicional do Brasil. Trabalhou com Marlui Miranda no “Projeto Ihu Todos os Sons” e atualmente trabalha no Acervo da Associação Cultural Cachuera!.

Sérgio Rizzo - Graduado em Jornalismo, mestre em Artes/Cinema pela ECA-USP, editor da revista Educação, crítico de cinema da Folha de S.Paulo, professor no curso de graduação em jornalismo da Universidade Mackenzie e no curso de especialização em Jornalismo Cultural da Universidade Metodista de São Paulo, coordenador do curso de Especialização em Cinema e Educação da Universidade Estadual de Goiás.

Stela Graciani - Graduada em Pedagogia, com mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e assessorou projetos de formação de educadores sociais em Cabo Verde. É autora de Pedagogia Social de Rua (Cortez), dentre outras publicações.

Toninho Macedo - Criador e diretor do Abaçaí Cultura e Arte, cujo programa de ação cultural foi tema de seu doutoramento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Comissão Paulista e representante da Comissão Nacional de Folclore/ IBCC/ UNESCO. É coordenador de Folclore e Cultura Popular da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e professor de Danças Brasileiras na Universidade Anhembi-Morumbi.

• Selecionados Programa Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006

Carla Araújo - Educadora e historiadora, selecionada pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Silêncios Sentidos, desenvolvido no CRIA – Centro de Referência Integral do Adolescente, em Salvador.

Gustavo Arantes - Educador formado em Artes Cênicas pela Unicamp, selecionado pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Que Cidade É Essa?, desenvolvido no Centro Comunitário e Recreativo Jardim Macedônia, em São Paulo.
 
Gustavo Vilar - Educador e etnomusicólogo, selecionado pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Musicalização com Mestres do Sertão de Pernambuco, desenvolvido pela Associação Respeita Januário, em Tacaratu, Pernambuco.

Maria Helena Santos - Educadora e psicóloga, selecionada pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Comunicação Audiovisual, desenvolvido pela Associação Novolhar na Febem de São Paulo.

Valmir Alcântara – Bodô - Educador e historiador selecionado pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Além do Som, desenvolvido com o apoio das Obras Sociais da Paróquia de Santo Inácio de Loyola

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online