29/11/2006
O Itaú Cultural convida educadores para o Memórias a Construir – III Encontro Rumos Educação Cultura e Arte, a ser realizado na sede da instituição, em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de dezembro. A atividade integra o programa Rumos Itaú Cultural Educação Cultura e Arte, e encerra os Percursos de Formação, etapa do programa marcada por um ciclo de palestras realizado em diversos estados brasileiros durante todo o ano de 2006.
No encontro, destacados profissionais atuantes na área de educação e os premiados pelo programa Rumos Educação Cultura e Arte participam de debates e reflexões, mesas de discussão e oficinas de cinema e vídeo, dança, teatro e hip-hop. Será também lançado o documentário Aqui, Acolá, Além-Muros: Caminhos da Educação Não-Formal, que mostra o cotidiano e as histórias de luta e sucesso dos educadores e instituições mapeados pelo programa.
A proposta do evento, que reúne palestras, debates, oficinas, cinema e teatro, é discutir a educação não-formal, ampliar e fortalecer a rede de educadores no país, além de promover a multiplicação da informação nesse segmento. Destacados especialistas da área da educação formal e não-formal estarão presentes nas mesas de debates e oficinas do encontro.
Os encontros acontecerão no Itaú Cultural, Av Paulista, 149, São Paulo/SP [próximo à estação metrô brigadeiro]. A entrada é franca. Não há necessidade de inscrição antecipada, à exceção da atividade oficinas. Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO
[a programação também pode ser localizada no www.itaucultural.org.br, na área educação, item agenda]
Quarta-feira, 6 de dezembro:
- 18h30: Abertura
- 19h: Palestra - Contribuição da Educação Não-Formal para a Construção da Cidadania,
com Mario Sergio Cortella. Discute questões éticas envolvidas em práticas educativas que se propõem a construir a cidadania.
Espetáculo Abaçaí – Balé Folclórico de São Paulo: Apresentação de bailados, folguedos e cortejos como o reisado, boi, maracatu, côco, maculelê e terno feminino.
Quinta-feira, 7 de dezembro:
- 14h: Palestra - Formações da Cultura Popular, com Arnaldo Contier. Aborda os antecedentes das manifestações culturais populares brasileiras, com especial atenção ao samba paulista de Adorinan Barbosa ao rap.
- 16h: Debate - Linguagens Artísticas no Discurso de Direito, com Guti Fraga e Toninho Macedo; mediação Sérgio Rizzo. Qual a importância de manter a formação artística como objetivo central dos programas de ação cultural.
Sexta-feira, 8 de dezembro:
- 14h: Palestra - Educação e Transformação Social, com Stela Graciani. Como a educação pode ser uma estratégia de transformação social, além de preservar seus objetivos fundamentais: a formação humana de um cidadão autônomo e pleno de direitos.
- 16h: Debate - Memória e Identidade como Pressupostos Educativos, com Karen Worcman e Alemberg Quindins; mediação Marcelo Manzatti. Como a memória e a identidade se relacionam ao desenvolvimento artístico do indivíduo.
Sábado, 9 de dezembro:
- 10h: Debate - Capacitação de Educadores sob uma Perspectiva Comunitária, com Eleilson Leite e Carlos Cavalcanti; mediação Maria da Glória Gohn. Como pensar a formação de educadores para que sua prática pedagógica inclua os valores das comunidades onde se encontram.
- 14h: Exibição do filme-documentário Aqui, Acolá, Além-Muros: Caminhos da Educação Não-Formal e debate com Carla Araújo, Gustavo Arantes, Gustavo Vilar, Maria Helena Santos, Valmir Alcântara; mediação Heródoto Barbeiro. O documentário é um recorte do universo de educadores e instituições mapeados pelo programa Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006.
- 16h: Encerramento
PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS
[a atividade oficina requer inscrição antecipada]
Inscrições pelo tel. 11 2168 1779, de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Oficina 1: Introdução à Linguagem Audiovisual & Cinema de Invenção, com Christian Saghaard
A oficina pretende traçar um paralelo entre filmes do início da história do cinema e curtas-metragens da nova geração, enfatizando a invenção e a construção da linguagem.
dia 7, quinta-feira, das 9h30 às 12h30
dia 8, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Oficina 2: Percepção Corporal, Percepção de Si, com Renato Ihu. Exercícios de percepção corporal com base em ritmos da cultura popular e aprofundamento do jongo.
dia 7, quinta-feira, das 9h30 às 12h30
dia 8, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Oficina 3: Uma Ação Cultural Coletiva: o Teatro Popular, com César Vieira. Como construir um trabalho coletivo de dramaturgia no teatro popular.
dia 7, quinta-feira, das 18h às 21h
dia 8, sexta-feira, das 18h às 21h
Oficina 4: Do Soul ao Hip-Hop, com Nelson Triunfo. Estilos de dança e um pouco de poesia fazem parte desta oficina, que aborda os elementos da cultura hip-hop.
dia 7, quinta-feira, das 18h às 21h
dia 8, sexta-feira, das 18h às 21h
Perfil dos convidados:
Abaçaí Cultura e Arte - ONG que desenvolve programas de formação, produção artística e ação cultural desde 1973. Sediada no Parque da Água Branca, é responsável pelo Revelando São Paulo, dentre outros projetos que visam registrar, divulgar e fomentar a cultura popular tradicional.
Alemberg Quindins - Músico, fundador e diretor da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, uma ONG que capacita crianças e jovens em gestão cultural e protagonismo juvenil, em Nova Olinda, Ceará.
Arnaldo Contier - Musicólogo, graduado em História, com mestrado em História Contemporânea pela Université de Toulouse – Faculté dês Letre et Sciences Humaines, doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Université de Paris III Institut de l´Amérique Latine. Foi professor da Universidade de São Paulo e atualmente leciona Ensino, Educação, Arte e História da Cultura, na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Carlos Cavalcanti - Graduado e pós-graduado em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretor da Escola Nacional de Circo da Funarte e coordenador da área de circo do Ministério da Cultura. É presidente do Programa Social Crescer e Viver e coordenador de projetos do Grupo Cultural Afroreggae, ambos no Rio de Janeiro.
César Vieira - Graduado em Direito pela PUC-SP e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. É autor, fundador e diretor do TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo, grupo que hoje conta com diversos colaboradores, dentre eles a artista plástica Graciela Rodrigues. Foi presidente da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e da APART – Associação Paulista de Autores Teatrais. Coordenou a Comissão de Direitos Humanos da OAB e é juiz conselheiro da Comissão de Anistia de Presos Políticos do Governo de São Paulo.
Christian Saghaard - Cineasta, fotógrafo e produtor de cinema. Dirigiu cinco filmes de curta metragem, além de ter participado de mais de 20 filmes e vídeos. É coordenador das Oficinas Kinoforum e do Projeto Curta Circuito e Intervenções Urbanas, por meio do qual já realizou 180 programações de filmes em praças públicas, bares e muros da cidade de São Paulo.
Eleilson Leite - Formado em História pela Universidade de São Paulo, é coordenador do Espaço de Cultura e Mobilização Social da ONG Ação Educativa. Nos últimos anos vem se dedicando à analise de projetos, tendo participado da comissão avaliadora dos Prêmios Itaú Unicef ( 2005) e Cultura Viva – Minc/Cenpec. É diretor regional da ABONG – Associação Brasileira de ONGs no Estado de São Paulo.
Guti Fraga - Formado em jornalismo, ator de cinema, teatro e televisão. Como diretor e fundador do grupo Nós do Morro, sediado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, tem preparado atores para filmes como Cidade de Deus.
Heródoto Barbeiro - Graduado em Jornalismo, História e Direito. É jornalista da CBN/TV Cultura e articulista em diversos jornais, revistas e internet. É gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio-SP.
Karen Worcman - Formada em História, com pós-graduação em Lingüística. É fundadora e diretora do Instituto Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) um museu virtual de histórias de vida, fundado em 1991. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e membro do Global Fellowship Team da Ashoka. Faz parte dos conselhos do Observatório da Imprensa e do Instituto Avisa Lá.
Marcelo Manzatti - Graduado em Antropologia pela Universidade de São Paulo com mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisador e produtor cultural.
Maria da Glória Gohn - Graduada em Ciências Sociais, com mestrado em Sociologia e doutorado em Ciência Política, ambos pela Universidade de São Paulo. Concluiu seu pós-doutorado em Sociologia nos Estados Unidos, pela New School for Social Research. É professora do Programa de Pós-graduação da Uninove e da Faculdade de Educação da Unicamp, onde coordena o GEMDEC – Núcleo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania. É membro do Conselho Internacional do Instituto Paulo Freire e autora de A Força da Periferia (Vozes) e de Educação Não-Formal e Cultura Política (Cortez), entre outras publicações.
Mario Sergio Cortella - Graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde é professor titular da Pós-Graduação em Educação. Foi Secretário Municipal de Educação, é mediador do programa Diálogos Impertinentes e autor, entre outras obras, de A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (Cortez), Não espere pelo epitáfio... provocações filosóficas (Vozes) e Não nascemos prontos! (Vozes)
Nelson Triunfo - Formador social, um dos pioneiros do hip-hop no Brasil e do movimento de rua na estação São Bento em São Paulo. Dançarino, atua na Casa de Hip Hop de Diadema.
Renato Ihu - Formado em Artes Dramáticas pela EAD/ECA-USP, desenvolve pesquisa em dança e música africanas e cultura popular tradicional do Brasil. Trabalhou com Marlui Miranda no “Projeto Ihu Todos os Sons” e atualmente trabalha no Acervo da Associação Cultural Cachuera!.
Sérgio Rizzo - Graduado em Jornalismo, mestre em Artes/Cinema pela ECA-USP, editor da revista Educação, crítico de cinema da Folha de S.Paulo, professor no curso de graduação em jornalismo da Universidade Mackenzie e no curso de especialização em Jornalismo Cultural da Universidade Metodista de São Paulo, coordenador do curso de Especialização em Cinema e Educação da Universidade Estadual de Goiás.
Stela Graciani - Graduada em Pedagogia, com mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e assessorou projetos de formação de educadores sociais em Cabo Verde. É autora de Pedagogia Social de Rua (Cortez), dentre outras publicações.
Toninho Macedo - Criador e diretor do Abaçaí Cultura e Arte, cujo programa de ação cultural foi tema de seu doutoramento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi presidente da Comissão Paulista e representante da Comissão Nacional de Folclore/ IBCC/ UNESCO. É coordenador de Folclore e Cultura Popular da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e professor de Danças Brasileiras na Universidade Anhembi-Morumbi.
• Selecionados Programa Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006
Carla Araújo - Educadora e historiadora, selecionada pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Silêncios Sentidos, desenvolvido no CRIA – Centro de Referência Integral do Adolescente, em Salvador.
Gustavo Arantes - Educador formado em Artes Cênicas pela Unicamp, selecionado pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Que Cidade É Essa?, desenvolvido no Centro Comunitário e Recreativo Jardim Macedônia, em São Paulo.
Gustavo Vilar - Educador e etnomusicólogo, selecionado pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Musicalização com Mestres do Sertão de Pernambuco, desenvolvido pela Associação Respeita Januário, em Tacaratu, Pernambuco.
Maria Helena Santos - Educadora e psicóloga, selecionada pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Comunicação Audiovisual, desenvolvido pela Associação Novolhar na Febem de São Paulo.
Valmir Alcântara – Bodô - Educador e historiador selecionado pelo Rumos Educação Cultura e Arte 2005-2006 com o projeto Além do Som, desenvolvido com o apoio das Obras Sociais da Paróquia de Santo Inácio de Loyola |