28/11/2006
Uma nova Mesa de Trabalho foi instalada no dia 27 de novembro na Câmara Municipal de São Paulo, reunindo diversas entidades ligadas à radiodifusão comunitária e também representantes dos poderes executivo e legislativo federal, estadual e municipal.
Trata-se da materialização do esforço conjunto para definição democrática dos critérios a serem adotados no aviso de habilitação para os serviços de radiodifusão comunitária para a cidade de São Paulo, a ser publicado no dia 5 de dezembro no Diário Oficial da União, além da formalização de parcerias para apoio técnico e jurídico a todos os interessados em participar do processo. A partir da publicação do aviso, as entidades terão o prazo de 45 dias para enviar a documentação ao Ministério das Comunicações.
Encaminhamentos - Durante o encontro, a Defensora Pública Renata Flores Tibyriçá e Anna Cláudia P. Vazzoler, advogada responsável pelo Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns - PUC/SP, firmaram parceria entre as duas entidades para dar atendimento e suporte jurídico a todas as rádios comunitárias interessadas em atender ao aviso de habilitação.
A questão do suporte jurídico era um dos entraves à regularização da radiodifusão comunitária na cidade de São Paulo. Com a reunião dessas duas entidades, será definido nas próximas semanas um local em que a triagem e orientação serão centralizadas. Dessa maneira, todas as associações e entidades interessadas em enviar a documentação ao Ministério das Comunicações terão direito à orientação jurídica.
Quanto à questão técnica, há um aspecto urgente que é a questão do prazo de 45 dias. “É necessário suporte técnico na parte do preenchimento correto das coordenadas da rádio. Há um outro ponto importante que é quantidade de emissoras que cabem na cidade. Estamos entrando em contato com a USP e Unicamp para discutir a possibilidade de especialistas dessas duas instituições atuarem em conjunto com a ANATEL para definir essa questão”, considerou Fernando Pereto. Há também a possibilidade do Ministério das Comunicações também atuar nessa frente.
No dia 08 de dezembro haverá uma nova Mesa de Trabalho, quando serão discutidas questões sobre o aviso de habilitação e procedimentos técnicos e jurídicos que deverão ser observados pelas associações e entidades comunitárias que desejam participar do processo. O encontro acontecerá na Assembléia Legislativa de São Paulo, no Auditório Teotônio Vilela, e é aberto. Haverá transmissão ao vivo pela TV Assembléia.
V Mesa de Trabalho em apoio ao Ministério das Comunicações para publicação do aviso de habilitação para serviços de radiodifusão comunitária na cidade de São Paulo.
Dia 08/12/2006, sexta-feira, a partir das 10h.
Assembléia Legislativa de São Paulo – Auditório Teotônio Vilela
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo
Quem esteve presente na Câmara Municipal:
Cristina Cavalcanti (AMARC/SP); Airton E. dos Santos (Associação Cultural Comunitária Vila Natal); Paulo Tadeu dos Santos e Luiz Augusto Inhesta (Achave FM); Rubens Rocha e Adriano Souza (ACCC Celebrai FM); Fábio Takada (SMSP/SGUOS); Renata Flores Tibyriçá e Bruno Lupion (Defensoria Pública de São Paulo); Maurício Dantas (Gabinete do Deputado Estadual Carlos Neder PT/SP); Luis Carlos P. Nader (Gabinete da Vereadora Soninha PT/SP); Jerry A. Oliveira e Ricardo Campolim (ABRAÇO Nacional); Sibela L. Portella Matias, Neide Aparecida da Silva e Alexandra Luciana Costa (Ministério das Comunicações); Antônio Vitorino de Souza (Pequeno Mundo ELLEN); Carlos Eduardo Ismael (Rádio Urbanos FM); Maria José Amorim (Ass. Org dos Moradores de Pirituba); Fernando Pereto (CEPER/Radcom); José Luiz Ribeiro (Rádio Dimensão – Jabaquara); Rodrigo de Olliveira (Gab. Vereador Dr. Farhat PTB/SP); Anna Cláudia P. Vazzoler (Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns - PUC/SP); Ângela M. Moura (Câmara SP), Cyro César (ABRAQUA) e Vanessa Pipinis (OBORÉ).
Leia mais: Dossiê Radiodifusão Comunitária. |