Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Fundação da Rádio Clube Vila Buarque reuniu Quarteto Pererê e SOSACI
Vanessa Pipinis
  21/11/2006

A Rádio Clube Vila Buarque foi fundada, no último dia 13, ao som de boa música e de muita “contação de causos”. O evento aconteceu na Biblioteca Monteiro Lobato, onde o Quarteto Pererê, a SOSACI – Sociedade dos Observadores de Saci e também os representantes do Gens – Serviços Educacionais, do Projeto Cala a Boca Já Morreu, da OBORÉ e do Ponto de Cultura Vila Buarque participaram de uma gravação ao vivo, que será o primeiro programa levado ao ar pela rádio. Na ocasião também foi lançado o Anuário do Saci. Os autores Mouzar Benedito e Ohi participaram de uma sessão de autógrafos com os presentes.

Beatris Duraes e Gabriela Carvalho, que participam da elaboração do jornal A Voz da Infância, publicado pela Biblioteca Monteiro Lobato, comandaram o encontro, fazendo as entrevistas com os presentes: “Criar uma rádio aqui é muito importante, porque todos têm o direito de falar”, considerou Donizete Soares (Gens) sobre a iniciativa.


Fotos: Ana Luisa Zaniboni Gomes
 

 Gabriela e Beatris entrevistam Mário Cândido (esq.), presidente da SOSACI, e Mouzar Benedito, um dos autores do Anuário do Saci.



“Eu acredito em Saci!”
- O ponto em comum a todas as entidades presentes é a valorização da cultura brasileira: “É um grande presente termos num mesmo encontro o concerto do Quarteto Pererê, a SOSACI e todas essas entidades aqui na Monteiro Lobato”, revelou Rita de Fátima Gonçalves Pisniski, diretora da Biblioteca. O escritor lançou, pelo jornal Estado de S.Paulo, um Inquérito sobre a existência do Saci-Pererê em 1917. As muitas respostas e relatos de causos de saci deram origem ao livro "O Sacy-Pererê, resultado de um inquérito".

Desde então, o peralta de uma perna não parou de aprontar por aí. Tanto é que o agrônomo João Evangelista contou uma série de causos aos presentes: “Como sou agrônomo eu já andei muito pelo mato e já ouvi muitas histórias sobre o Saci. Eu nunca vi, mas tenho certeza que ele existe”, revelou arrancando risos dos presentes.

O Saci também foi uma das fontes de inspiração do Quarteto Pererê, dedicados à música instrumental brasileira, o grupo foi formado a partir das comemorações dos 80 anos da Semana de Arte Moderna. Durante o encontro todos os presentes assinaram termos para se tornarem sócios da Rádio Clube Vila Buarque, que é resultado da união de entidades presentes na Vila Buarque, como o Ponto de Cultura Vila Buarque, o Edifício Copan, a OBORÉ e a Biblioteca Monteiro Lobato, entre outras.

 
 

 Apresentação do Quarteto Pererê

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online