17/11/2006
A Área Técnica de Saúde dos Trabalhadores (Cosat), órgão do Ministério da Saúde, lançará no próximo dia 17 de novembro, em Salvador, o Manual de Gestão e Gerenciamento. A publicação, voltada especialmente para gestores, gerentes, administradores e técnicos da rede de serviços do SUS, pretende apresentar caminhos que facilitem a gestão e o gerenciamento dos equipamentos que integram a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). O lançamento acontecerá durante o encontro dos coordenadores estaduais da área de Saúde do Trabalhador.
A Renast é uma estratégia da Política Nacional de Saúde do Trabalhador (PNST) que vem sendo implementada desde 2002 com o objetivo de criar uma estrutura no país que possibilite a atenção integral à Saúde do Trabalhador em todos os níveis de atenção do SUS. Essa estratégia, aprovada por gestores de todo o país, foi repactuada no final de 2005, quando a Portaria 2437, de 7 de dezembro de 2006, determinou sua ampliação.
A Renast está sendo implementada através de uma rede regionalizada de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) que desempenham função de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência. Existem hoje no país 150 Cerests habilitados. A meta do Ministério da Saúde é chegar aos 200, o que deverá ocorrer em 2007.
Acompanha o Manual de Gestão e Gerenciamento um CD que, além da versão eletrônica da publicação, contém os textos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), da Constituição Federal de 1988 e informações sobre como realizar as atividades de planejamento em Saúde do Trabalhador, entre outros itens.
Série Radiofônica
Também serão lançados na mesma ocasião, a Cartilha para Radialistas, que aborda uma série de assuntos importantes para quem quiser entender mais sobre a Saúde e o Trabalho, e a Série Radiofônica sobre Saúde do Trabalhador, contendo três CDs com a síntese das ações e diretrizes da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.
Cada CD possui cinco programas com entrevistas de especialistas e consultores dos Ministérios da Saúde, do Trabalho, da Previdência, bem como do Ministério Público, além de depoimentos de trabalhadores. Há também em cada CD 30 spots de um minuto, uma Carta Falada dirigida ao radialista pelo coordenador da Cosat, Marco Perez, e uma faixa musical de autoria dos repentistas Chico de Assis e João Santana. Os materiais serão distribuídos pela Cosat aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador de todo o país. |