06/11/2006
A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro promove o curso de pós-graduação em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira. O novo curso tem início previsto para abril de 2007 e abordará como a investigação jornalística contribuiu para as transformações da sociedade brasileira nas últimas décadas, fornecendo instrumentos teóricos e práticos para o aperfeiçoamento das técnicas de apuração e investigação em todas as áreas do jornalismo.
Objetivo do programa: O processo de redemocratização do Brasil foi acompanhando e estimulado por diversas reportagens de caráter investigativo que revelaram irregularidades no uso de dinheiro público, incapacidade administrativa, segredos de Estado, fraudes em licitações e em inquéritos policiais. Reportagens que resultaram em processos e em mudanças na legislação. Nos últimos anos, os mecanismos de apuração têm sido aperfeiçoados com a utilização de técnicas adaptadas de outras áreas de investigação e novas possibilidades abertas pelo uso de computadores e internet. O curso tem por objetivo sistematizar o processo de apuração dessas reportagens e, em aulas expositivas e práticas, mostrar os diferentes caminhos disponíveis para uma apuração jornalística consistente e inovadora.
Público alvo: Jornalistas que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos de técnicas de investigação e desejem aprofundar o estudo sobre o papel da imprensa na história recente do país. Profissionais graduados em outras áreas do conhecimento que queiram entender o funcionamento dos processos de investigação jornalística e adaptá-los para suas atividades.
A coordenação do curso ficará a cargo do jornalista Fernando Molica, repórter especial da TV Globo.
Para mais informações clique aqui.
FGV BOTAFOGO:
Núcleo de Admissão e Matrículas - Tel.: 0800.285.5900 - E-mail: cursosmba@fgv.br |