Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Doença de Alzheimer é tema do Plantão Saúde

  08/08/2001

O programa Plantão Saúde, que chega esta semana a 537 emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil, formando a Rede de Comunicadores pela Saúde, fala sobre a Doença de Alzheimer.

Para falar sobre o tema foi convidada Vera Caovilla, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, uma entidade que tem o objetivo de orientar e dar apoio aos familiares de pessoas que desenvolvem a doença. Estima-se que existam hoje no Brasil, cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas com esse problema.

A Doença de Alzheimer é uma das moléstias classificadas pelos médicos como neuro-degenerativas, o que quer dizer que, pouco a pouco, as células nervosas vão morrendo, causando a demência. É uma doença progressiva e sem cura.

O primeiro sinal que indica o desenvolvimento da doença é a perda da memória. Os esquecimentos vão ficando mais freqüentes e com uma característica especial: a pessoa começa a esquecer o nome das coisas e para o que elas servem. Com o passar do tempo, essa degeneração começa a atingir a coordenação motora, levando a pessoa, nas fases mais avançadas da doença, a ficar completamente dependente de terceiros para viver. Nesse estágio é comum que a pessoa esqueça até de coisas básicas como comer e beber.

Segundo Vera Caovilla, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, essa é uma doença "extremamente democrática no seu aparecimento", pois pode atingir qualquer pessoa, independente de raça ou condição social, mas é elitista no tratamento, uma vez que os custos com remédios são altos.

Infelizmente, os serviços públicos de saúde, na sua grande maioria, ainda não estão capacitados para reconhecer e estabelecer rapidamente um tratamento de apoio a esses pacientes. Em todo o País, apenas o Rio Grande do Sul oferece os medicamentos gratuitamente aos portadores da Doença de Alzheimer.

Para ocupar essa lacuna deixada pelo Estado é que existe a Associação, ela oferece informações sobre a doença e orienta os familiares sobre a melhor forma de conviver com uma pessoa que desenvolve a enfermidade, através de boletins, publicações e encontros onde se discutem o assunto. Para entrar em contato com a Associação, ligue 0800 55 1906.

O Plantão Saúde pode ser ouvido no endereço www.obore.com/plantaosaúde/

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online