19/09/2006
Para avaliar a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador em todo o Brasil, cerca de 300 gestores, profissionais da saúde e representantes de trabalhadores e de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) se reunirão em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de setembro.
Promovido pelo Ministério da Saúde, por meio de sua Área Técnica de Saúde do Trabalhador (COSAT), o encontro reunirá autoridades dos ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, além de especialistas em Saúde do Trabalhador do Brasil e da América Latina.
O encontro discutirá o processo de implementação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), composta por 150 Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador e por uma rede de serviços sentinela de média e alta complexidade capaz de atender às vítimas de agravos à saúde relacionados ao trabalho.
Durante o evento, o Ministério da Saúde apresentará os resultados do processo de devolução das resoluções da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador conduzido em 19 estados brasileiros, visando à definição de prioridades e à elaboração de planos de ação dos quais participem o controle social.
Serão discutidos ainda os avanços e as dificuldades para a implementação dos Planos Estaduais de Saúde do Trabalhador, assim como as ações a serem desenvolvidas em 2007 e as experiências de luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos na América Latina.
Na ocasião, também será apresentada a proposta de constituição da Escola Continental de Saúde do Trabalhador voltada à formação de líderes sociais em Saúde do Trabalhador, com foco nos trabalhadores dos setores formal e informal, desempregados, aposentados, autônomos, além dos representantes de movimentos populares.
Mais informações:
Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador - COSAT.
Ligia Ximenes - ligia.ximenes@saude.gov.br - (61) 3315-3862 |