29/09/2006
O Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, evento comemorativo dos 10 anos de atividades da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, terá como tema central Comunicação, Região, Inclusão e Diversidade - promovendo o desenvolvimento humano na era digital e ocorrerá de 9 a 11 de outubro no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo.
A programação é abrangente e conta com oficinas, colóquios e seminários. Trata-se de um mutirão intelectual formado por eventos consecutivos: CELACOM, COMSAÚDE, ECLESIOCOM, FOKCOM, POLITICOM, REGIOCOM, EXPOMIDIA e MÍDIA CIDADÃ.
A OBORÉ, tradicional parceira da Cátedra, foi convidada a coordenar a Oficina de Rádio e Saúde no dia 09/10, segunda-feira, das 9h às 12h, dentro das atividades do MIDIA CIDADÃ. Ana Luisa Zaniboni Gomes, jornalista e diretora OBORÉ, juntamente com a equipe do Plantão Saúde comandam a oficina que terá como foco o rádio como elemento essencial na difusão de informação sobre os modelos de atenção à saúde e sobre o controle social. "A intenção é promover ações de troca entre a academia e os conceitos que ela produz e aqueles que efetivamente trabalham, no dia a dia, como essa interação entre mídia, comunicação e saúde", avaliou a Profª Maria Cristina Gobbi, diretora da Cátedra Unesco.
Todas as 577 emissoras que integram a Rede de Comunicadores pela Saúde foram convidadas para a oficina através de uma mensagem especialmente dirigida aos radialistas parceiros pela Profª Maria Cristina Gobbi, diretora da Cátedra. "Serão várias oficinas nos diversos eventos do Unescom 2006, mas nós temos uma atividade especial, a oficina de Rádio e Saúde, que vai ser realizada pela equipe da OBORÉ, nossa parceira de muito tempo”.
O Congresso Multidisciplinar também promoverá a 9º edição da Comsaúde - Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde, cujo tema deste ano é Informação, Saúde, Cibercultura - Mutirão para promover hábitos saudáveis: "Desde 98 temos buscado compreender e estudar as diversas interações entre mídia e saúde. Esse convite é especial para vocês, que trabalham nessa área", concluiu a professora Cristina Gobbi na mensagem destinada aos radialistas. O Grupo de Trabalho “Saúde no Ar: como produzir programas radiofônicos”, que reunirá pesquisas acadêmicas sobre o tema, também será coordenado pela diretora da OBORÉ, Ana Luisa Zaniboni Gomes.
As atividades do Unescom’2006 acontecerão na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo (SP).
Mais informações:
Com Damiana, pelo e-mail: catedra.unesco@metodista.br ou pelo telefone: (11) 4366-5819.
Inscrições e a programação completa podem ser obtidos em www.metodista.br/unesco
|