Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Lançamento de campanha radiofônica qualifica radialistas em MT
Vinicius Furuie
  30/11/2007

Marcelândia é uma cidade nova, pequena, rural e “na contramão do crescimento” que chega a galope ao norte do Mato Grosso, segundo quem mora lá. Só as madeireiras, na maioria ilegais, garantem alguma renda à cidade que, assim mesmo, passa por uma grave crise financeira.

Até Cuiabá são 720km que não podem ser transpostos qualquer dia. Nos domingos e feriados não entram nem saem ônibus da cidade, que fica ilhada no centro do país.

Dois moradores que trabalham na rádio comunitária Cidade FM, Dionísio e Tânia Oliveira, saíram cansados do serviço em Marcelândia às 18h do sábado dia 17 e foram para a rodoviária. Esperaram 3 horas em Nova Santa Helena para trocar de ônibus e pegaram mais 9 horas de estrada para chegar às 7h da manhã em Cuiabá. Às 11h, se registraram no hotel onde ficariam para participar do lançamento da campanha “Conte para a ouvidoria, nós contamos com você”.

Quando Dionísio e Tânia receberam o convite para participar do lançamento da campanha, eles aceitaram na hora.

Abuso policial é um conceito familiar à região de Marcelândia já que algumas remediações financeiras às autoridades são necessárias para que as madeireiras ilegais continuem funcionando. Há visitas regulares da PF de Cuiabá e da PM de Sinop para tanto.

Certa vez, Dionísio intercedeu em um caso de truculência policial. Um rapaz que foi à rádio comunitária de Dionísio para denunciar um caso de desonestidade policial sofreu voz de prisão quando dentro das dependências da rádio. O policial tentou tirá-lo dali para a delegacia mas Dionísio o impediu alegando que não havia flagrante nem mandato: “Policia tem que existir para proteger a população, não para agredi-la com arbitrariedades. Ele estava apenas denunciando uma suspeita, é o direito dele”.

A rádio conhece sua dose de problemas legais; faz apenas 5 anos ela foi fechada a mando da Anatel. Hoje opera legalmente.

A atividade de capacitação à qual Dionísio compareceu em Cuiabá reuniu 20 radialistas de todo Mato Grosso na Sala Multiuso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Eles passaram o dia 19 de novembro conversando com o Ouvidor de Polícia do Estado, Auremácio José Tenório de Carvalho; professores universitários e jornalistas para entender os caminhos da denúncia de abuso policial e transmitir essas informações aos ouvintes.

O lançamento da campanha radiofônica motivou o encontro. Duas cartas faladas e onze spots foram produzidos pela OBORÉ para o Mato Grosso a pedido da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da União Européia como parte do Programa Institucional de Apoio à Ouvidoria de Polícia e Policiamento Comunitário.

Também estiveram presentes para o lançamento o representante da União Européia para o programa, Jean François Olivier, a diretora nacional adjunta do programa na Secretária Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Daniela Corrêa de Sequeira, o professor de Rádio e TV da UniRondon, Yuri Kopcak e os jornalistas da Oboré, Sérgio Gomes e Ana Luiza Zaniboni.

“Nós voltamos para a rádio e já colocamos os spots no ar com explicações sobre o caminho que deve ser feito para garantir os direitos da população. O principal mérito desse encontro foi esclarecer para nós como é o procedimento correto. As coisas ficaram mais claras. Nós já conversamos com o sargento de polícia aqui da cidade, numa boa, para explicar, também pra ele, a campanha” disse Dionísio. O radialista teve ainda mais problemas para voltar ao norte do Estado pois esquecera que terça-feira era feriado, Dia da Consciência Negra e a cidade estava novamente isolada. “Tive de esperar e depois ainda tomar transporte particular. Mas realmente compensou a ida para Cuiabá, o aproveitamento foi de 100%”

O lançamento da campanha “Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você” no Mato Grosso foi a última desse ano. Está planejado para 2008 a organização de eventos similares na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online