DEU NA MÍDIA - RIO DE JANEIRO Dia 8 de agosto SEDH promove encontro com radialistas nesta sexta-feira no Rio de Janeiro
Da Associação Brasileira de Imprensa, disponível em http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=2121 Dia 10 de agosto José Reinaldo Marques Foi lançada nesta sexta-feira, dia 9, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, a campanha radiofônica “Conta para a Ouvidoria, nós contamos com você”, cujo principal objetivo é esclarecer jornalistas, radialistas e população sobre o papel das Ouvidorias de Polícia, para ganhar o apoio da sociedade no combate aos desvios de conduta de policiais civis e militares em todo o País. Criada pela Oboré Projetos Especiais em Comunicação e Artes a pedido da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), a campanha conta com a parceria do Governo Federal e da União Européia no âmbito do Programa Institucional de Apoio a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário. A UE ajudou na produção de peças promocionais, como material radiofônico e cartilhas educativas, e na promoção de encontros de sensibilização com comunicadores populares nos estados onde há a presença de Ouvidorias de Polícia, como Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Inaugurada pelo Diretor de Cultura e Lazer da ABI, Jesus Chediak, representando a Diretoria da Casa, a sessão contou com representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, da Ouvidoria de Polícia, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Coordenadoria de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro, além de entidades como a própria ABI, o Observatório das Favelas, o Viva Rio e o Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável: Ponto de partida Reuniões similares serão realizadas em outros estados brasileiros, segundo Sérgio Gomes, para que os comunicadores tenham mais elementos para saber a quem se dirigir e que as Ouvidorias sejam estimuladas a criar serviços de assessoria à imprensa — “não de assessorias de imprensa” —, para atender às demandas que vêm do jornalismo. Maria Beatriz Salles, Diretora Nacional do Programa de Apoio Institucional a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário da Secretaria Especial de Direitos Humanos, diz que o órgão vê as Ouvidorias de Polícia como um canal muito importante de cidadania: A campanha “Conte para a Ouvidoria — Nós contamos com você” ganhou o apoio da Radiobrás, das Rádios Nacional, MEC e Roquette-Pinto. O material radiofônico — que será distribuído em CD aos radialistas e às emissoras — contém “15 cartas faladas” gravadas por Rogério Sotilli, Secretário Especial adjunto de Direitos Humanos, e pelos Ouvidores de Polícia dos 14 estados que têm ouvidorias, além de 70 spots informativos com mensagens de estímulo à participação da população, destacando o que é a Ouvidoria, situações para denúncias, acompanhamento e garantia de sigilo das fontes. No Rio, o telefone para denúncias é (21)3399-1199 e recebe chamadas 24 horas por dia.
Dia 1º de agosto de 2007 Campanha procura divulgar trabalho das ouvidorias de polícia pelo país Luiza Bandeira Rio de Janeiro - Para tornar o trabalho da ouvidorias de polícia mais conhecido pela população, foi lançada a campanha "Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você". A campanha é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), da União Européia e do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia. A idéia é apresentar a população o trabalho dos órgãos por meio do rádio, com spots (peça institucional) e cartas faladas. As mensagens estimulam a participação da população, destacando o que é a ouvidoria, situações para denúncias, acompanhamento e sigilo das fontes. A coordenadora do programa pela SEDH, Maria Beatriz Salles, explicou que a União Européia disponibilizou 6,5 milhões de euros - cerca de R$ 18 milhões - para o Programa Institucional de Apoio a Ouvidores de Polícia e Policiamento Comunitário. Hjoe participam do programa 14 estados. Segundo ela, cada estado terá sua campanha, com a fala do seu ouvidor e os ritmos preferidos da população. O Rio de Janeiro, de acordo com ela, foi escolhido para dar início à campanha por ser uma referência na área de segurança pública. "O Rio é hoje o centro do Brasil, quando se fala neste assunto. É um estado que a gente quer resolver para poder imitar, todo mundo está esperando uma solução para usar o modelo", explicou. A ouvidoria é um órgão de ligação entre a sociedade e as autoridades policiais. No caso do Rio, o ouvidor de polícia tem um mandato de dois anos e não é policial. Atualmente, o cargo é ocupado pelo ex-procurador Luiz Sérgio Wigderowitz. O ouvidor fluminense explicou que o órgão recebe não apenas denúncias sobre a atuação de policiais e funcionários da Secretaria de Segurança Pública como também elogios, sugestões e reclamações. De acordo com o ouvidor, as queixas sobre desvios de conduta e atos de violência cometidos por policiais são encaminhadas a corregedoria de Polícia, que investiga o caso. Wigderowitz explicou que as denúncias podem ser anônimas. "Quando a pessoa liga, essa ligação pode ser não identificada. O nosso telefone recebe chamadas a cobrar, e a pessoa pode ligar de um telefone público. Ninguém tem como identificar essa chamada. Mesmo se ela ligar de casa, nós não temos bina, nem nada parecido. Nós só teremos o nome e o telefone da pessoa se ela quiser se identificar", destacou.
08/8/2007, 14h56 – Site da Presidência da República Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Especial Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), em parceria com a Oboré - Projetos Especiais em Comunicações e Artes e a União Européia, promove um encontro com radialistas do Rio de Janeiro para apresentar as Ouvidorias de Polícia. O encontro será às 13h na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e será coordenado pela Ouvidoria de Polícia do Rio de Janeiro. O objetivo é capacitar radialistas das localidades que mantém Ouvidoria de Polícia para conscientizar a sociedade sobre a importância da denúncia em casos de agressão, maus tratos, desrespeito, abuso de autoridade ou quaisquer outros crimes cometidos pelos policiais.
11/8/2007 – Blog de Renata Pimenta, A voz do militar de Minas Gerais Fonte:
1108/2007, 11h54 Campanha vai divulgar trabalho das ouvidorias de polícia É de fundamental importância a iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), da União Européia e do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, que lançaram a campanha "Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você", com o objetivo de divulgar o trabalho das ouvidorias de polícia. No Encontro Regional de Ouvidorias Públicas-Região Nordeste, realizado no mês passado na cidade de Salvador, incluímos a temática das Ouvidorias de polícia na programação, com apresentação feita pelo Prof.Dr. Bruno Konder Comparato, da USP. Nossa intenção é levar aos encontros regionais cada vez mais esses temas do nosso cotidiano. A seguir, publicamos notícia da Agência Brasil, publicada na noite de ontem, sobre a campanha "Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você": Campanha procura divulgar trabalho das ouvidorias de polícia pelo país Luiza Bandeira Rio de Janeiro - Para tornar o trabalho da ouvidorias de polícia mais conhecido pela população, foi lançada a campanha "Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você". A campanha é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), da União Européia e do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia. A idéia é apresentar a população o trabalho dos órgãos por meio do rádio, com spots (peça institucional) e cartas faladas. As mensagens estimulam a participação da população, destacando o que é a ouvidoria, situações para denúncias, acompanhamento e sigilo das fontes. A coordenadora do programa pela SEDH, Maria Beatriz Salles, explicou que a União Européia disponibilizou 6,5 milhões de euros - cerca de R$ 18 milhões - para o Programa Institucional de Apoio a Ouvidores de Polícia e Policiamento Comunitário. Hjoe participam do programa 14 estados. Segundo ela, cada estado terá sua campanha, com a fala do seu ouvidor e os ritmos preferidos da população. O Rio de Janeiro, de acordo com ela, foi escolhido para dar início à campanha por ser uma referência na área de segurança pública. "O Rio é hoje o centro do Brasil, quando se fala neste assunto. É um estado que a gente quer resolver para poder imitar, todo mundo está esperando uma solução para usar o modelo", explicou. A ouvidoria é um órgão de ligação entre a sociedade e as autoridades policiais. No caso do Rio, o ouvidor de polícia tem um mandato de dois anos e não é policial. Atualmente, o cargo é ocupado pelo ex-procurador Luiz Sérgio Wigderowitz. O ouvidor fluminense explicou que o órgão recebe não apenas denúncias sobre a atuação de policiais e funcionários da Secretaria de Segurança Pública como também elogios, sugestões e reclamações. De acordo com o ouvidor, as queixas sobre desvios de conduta e atos de violência cometidos por policiais são encaminhadas a corregedoria de Polícia, que investiga o caso. Wigderowitz explicou que as denúncias podem ser anônimas. "Quando a pessoa liga, essa ligação pode ser não identificada. O nosso telefone recebe chamadas a cobrar, e a pessoa pode ligar de um telefone público. Ninguém tem como identificar essa chamada. Mesmo se ela ligar de casa, nós não temos bina, nem nada parecido. Nós só teremos o nome e o telefone da pessoa se ela quiser se identificar", destacou. Fonte: Agência Brasil
13/8/2007 – Site da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro Ouvidoria da Polícia lança campanha radiofônica Luiz Sérgio vem trabalhando para divulgar a Ouvidoria da Polícia A Ouvidoria da Polícia do Rio de Janeiro deu, no dia 10 de agosto (sexta-feira), um dos mais importantes passos de seus sete anos de existência. O responsável pelo órgão, Luiz Sérgio Wigderowitz, lançou a campanha "Conte para a Ouvidoria. Nós contamos com você", no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A produtora Oboré apresentou o material produzido para divulgar o serviço nas emissoras de Rádio do Estado. São duas cartas faladas e 15 comerciais com informações de utilidade pública como e-mail e telefone da instituição. O pacote financiado pela União Européia (UE) a partir do "Programa de Apoio Institucional a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário" inclui ainda 30 mil cartazes e 200 mil panfletos repassados à Ouvidoria através da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). O investimento da UE neste trabalho de ampliação e implantação das ouvidorias em todo o Brasil chega a € 6,5 milhões. Depois da entrega do cd com as produções radiofônicas a 24 representantes de meios de comunicação, houve uma mesa-redonda com 2 horas e 30 minutos de conversas em torno do tema da campanha. No próximo encontro, ainda sem data definida, comunicadores e integrantes de organizações não-governamentais (ONG’s) vão receber também uma cartilha contendo os textos dos spots e uma lista de fontes confiáveis ligadas à segurança pública. O conjunto de ações visa o aumento do número de contatos feitos pela população para elogiar ou reclamar das atitudes irregulares dos policiais. Todas as emissoras podem utilizar o material tema do debate de sexta-feira A estratégia de conquista do público através do Rádio passa pela linguagem simples adotada nos comerciais. Alguns deles, chamados de jingles, são cantados em ritmos como Forró, Sertanejo Romântico, Hip Hop e Rap. De acordo com a coordenadora nacional do Programa de Apoio a Ouvidorias de Polícia, Maria Beatriz Salles, todos os detalhes merecem atenção no processo de alcance da principal meta: aumentar a procura do serviço por parte da sociedade. – A Ouvidoria do Rio é uma das mais importantes do país por causa do peso que o assunto segurança tem no Estado. Constitui uma fácil ferramenta de comunicação da população com os órgãos da área de segurança. Possibilita a identificação dos problemas e o direcionamento da política pública para resolvê-los – disse Beatriz.
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