CAMPANHA

Criada em 2007 pela OBORÉ, a pedido da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), a campanha “Conte para a Ouvidoria, nós contamos com você” tem a intenção de apresentar as Ouvidorias de Polícia à população através do rádio.

Esta ação comunicacional tem a parceria do Governo Federal e da União Européia, no âmbito do Programa Institucional de Apoio a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário, e o apoio da SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública. Prevê a produção de material radiofônico, cartilhas educativas e encontros de sensibilização com comunicadores populares nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Atualmente, são esses os 17 estados brasileiros envolvidos na constituição de Ouvidoria de Polícias.

De acordo com Isabel Seixas de Figueiredo, atual coordenadora do Programa pela SEDH, a função da campanha, particularmente no que concerne ao respeito pelos direitos humanos e à redução do uso de métodos violentos na luta contra a criminalidade, é reforçar os mecanismos de controle externo das polícias.

Integram a campanha radiofônica Cartas Faladas gravadas por Rogério Sotilli, secretário adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e pelos Ouvidores de Polícia, e 70 spots informativos com mensagens de estímulo à participação da população, em cada um dos estados, destacando O que é a Ouvidoria, Situações para denúncias, Acompanhamento e Sigilo das denúncias. Para contemplar as necessidades regionais e diversidade cultural de cada Estado, dezenas de músicos, cantores, compositores e técnicos de áudio se envolveram na produção dos spots cantados com versões em vários ritmos: MPB, Forró, Rap, Sertanejo, Vanerão e Chula. A direção artística das peças é assinada por Chico de Assis, músico, cantador, repentista profissional desde 1982 e ex-diretor da Casa do Cantador do Brasil (DF).

O material radiofônico está sendo distribuído em CD às emissoras e radialistas que, voluntariamente, estão aderindo à proposta cidadã de abrir espaço em suas programações para a divulgação do trabalho realizado pelas Ouvidorias. Até agora, 379 emissoras de todo o Brasil manifestaram interesse em aderir a mais este esforço de fazer com que o rádio se aproxime das questões importantes que envolvem o cotidiano da população.