Estudantes

Comunicadores

Profissionais

Ciclo de Palestras

Inscrições

 

9/01/2002

I Curso sobre Comunicação / Acolhimento
para Diretores de Distritos de Saúde

MÓDULO 1 -  Dirigentes da saúde se reúnem em curso sobre comunicação

Terlânia Bruno

Os dirigentes dos 41 Distritos de Saúde da cidade estiveram juntos pela primeira vez, no dia 9 de janeiro, na abertura do I Curso sobre Comunicação/Acolhimento para Diretores de Distritos de Saúde. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o curso é coordenado pela OBORÉ em parceria com o Departamento de Jornalismo da ECA/USP e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

O objetivo é trabalhar a questão do acolhimento à população que busca os serviços de saúde no município e aproximar esses dirigentes dos meios de comunicação locais, como jornais de bairro e rádios comunitárias, e ainda prepará-los para atender a grande imprensa. O curso terá ao todo cinco módulos, um por mês, cada um deles com 8 horas de duração.

Cada um dos 41 Distritos de Saúde da capital tem população aproximada de 250 mil pessoas. Só existem 100 cidades brasileiras cuja população atinge esse número de habitantes. A responsabilidade se iguala ao volume de dificuldades que cada um desses dirigentes enfrenta na tarefa de reorganizar o sistema de saúde em São Paulo. Vai desde cuidar para que não faltem vacinas nas Unidades Básicas, até comunicar as ações de seus Distritos.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Jorge, comunicação é palavra-chave na área de saúde. "Muitas doenças dependem, para ser combatidas, de mudança de hábito, de postura, como é o caso da aids e da dengue. O empenho dos Diretores de Distrito, que na verdade são secretários de Saúde de cada região da cidade, é fundamental nesse processo de comunicação".

Na abertura do curso, os jornalistas Sergio Gomes e Fred Ghedini, o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Jorge, e Rose Inojosa, diretora de RH da Secretaria Municipal da Saúde.
(foto Regina Vilela)

Com a palestra "Tudo o que você sempre quis saber sobre a imprensa e nunca teve a quem perguntar", o jornalista Sergio Buarque de Gusmão, diretor do Instituto Gutenberg - Centro de Estudos da Imprensa, falou sobre o papel da mídia na cobertura de notícias sobre Saúde Pública. O professor Jair Borin, chefe do Departamento de Jornalismo da ECA/USP, falou sobre a situação da Imprensa no Brasil.

Participaram ainda do primeiro módulo, o jornalista Ciro Pedroza, a professora Ausônia Donato, assessora pedagógica do Centro de Formação da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - CEFOR, e Rose Inojoza, coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde. No final do dia, os participantes receberam um cd com um resumo de todas as palestras.

Conheça o programa