Estudantes

- Repórter do Futuro
- Cadernos de Jornalismo
- Curso de Informação sobre Jornalismo em Conflito Armado

Profissionais

Comunicadores

Ciclo de Palestras

Inscrições

 

18/05/2002

voltar

Curso de Informação sobre Jornalismo em Conflito Armado

Representante do CICV no Brasil abre curso para estudantes

João Paulo Charleaux

Jean François Olivier, representante da Delegação do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) no Brasil foi o palestrante da abertua do I Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, promovido pelo CICV e pela OBORÉ.

Esta é a primeira vez que o Comitê promove curso para estudantes de jornalismo no Brasil. Ao todo, 88 candidatos se inscreveram, resultando num grupo final de 21 selecionados que frequentam o curso de duração de cinco sábados, num total de 15 horas.

Neste primeiro dia, Olivier falou da criação e da atuação do CICV no mundo, abordando tanto fatos históricos quanto episódios recentes, como Afeganistão, Timor, Israel e Bósnia.

Pontos polêmicos surgiram das perguntas dos estudantes, durante a entrevista coletiva. Um deles, foi o atual estágio da escalada de violência no Rio de Janeiro, onde grupos com armamentos de uso exclusivo das forças armadas enfrentam-se na disputa pelo tráfico de drogas nas favelas, impedindo ou restringindo o acesso do Estado a estas áreas.

Os programas que a entidade desenvolve com as Polícias Militares da América Latina também foram alvo de curiosidade dos futuros jornalistas. Programas que discutem o respeito aos Direitos Humanos nas polícias e que prevêem o debate destes temas nas escolas ocuparam boa parte do debate.

Do ponto de vista histórico, a atuação do CICV durante a Segunda Guerra Mundial foi questionada, como também a visão romântica sobre a criação da entidade.

Jean-François Olivier, representante da Delegação do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) no Brasil, à direita, fala para os estudantes do I Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado. (foto Regina Vilela)
ESCUTAR

Para o representante do Comitê, todas as perguntas foram pertinentes, revelando que os estudantes pesquisaram o tema e chegaram preparados para a entrevista.

Do lado dos estudantes, os principais comentários foram sobre a experiência - para alguns, inédita - de participar de uma entrevista coletiva de verdade.

Na próxima semana, o convidado é Tarciso Jardim, consultor jurídico da Delegação do CICV no Brasil. Ele falará sobre os aspectos jurídicos da guerra, como as Convenções de Genebra e os tratados internacionais que regem o Direito Internacional Humanitário.