Estudantes

Comunicadores

Profissionais

Ciclo de Palestras

Inscrições

 

voltar

III Curso de Informação sobre Saúde Pública
para Radiocomunicadores

Módulo 2 - Integralidade na Saúde

ENCERRAMENTO

Curso capacita 325 pessoas da região da Grande São Paulo

O módulo "Integralidade na Saúde" encerrou, no último dia 17 de novembro, a terceira edição do Curso de Informação sobre Saúde Pública para Radiocomunicadores, projeto da Faculdade de Saúde Pública da USP, Centro de Educação Permanente e OBORÉ que desde 1999 capacita comunicadores populares da Grande São Paulo em temas da Saúde Pública. Além dos comunicadores, o curso também destina-se a jornalistas da grande imprensa ou que atuem em jornais de bairro, na imprensa comunitária e sindical, e estudantes de jornalismo.

Este ano, passaram pelo curso, que teve início em 26 de maio com o módulo "Quem faz o quê na Saúde Pública", 325 pessoas das mais diversas regiões da cidade de São Paulo. O objetivo é que essas pessoas possam desenvolver matérias sobre saúde, informativas e de caráter preventivo, e que também possam colaborar na reorganização do SUS/Programa Saúde da Família em São Paulo. Para isso, foram programados ciclos de palestras em cada um dos módulos envolvendo professores, pesquisadores, jornalistas e autoridades governamentais que atuam na área da saúde.

Após as palestras, com duração média de 40 minutos, o grupo de alunos é dividido em grupos e através de entrevistas coletivas esclarecem dúvidas e aprofundam conhecimentos num contato mais próximo com os palestrantes. Nessa ocasião, os alunos que atuam em rádios gravam entrevistas exclusivas para serem utilizadas na programação de suas respectivas emissoras. As coletivas têm duração de cerca de uma hora e meia. Nos módulos deste ano, que contaram com a participação de jornalistas da grande imprensa, os alunos também tiveram orientação de como produzir as notícias, além de oficinas de sensibilização em linguagem radiofônica.

Ao final de cada módulo, os alunos que têm 70% de presença recebem certificado e uma fita cassete com o resumo das palestras. O Curso é gratuito, reconhecido pela Universidade de São Paulo e tem o apoio do Ministério da Saúde.